11 de nov de 2015

O marketing nas farmácias de manipulação


Antonio Carlos Giuliani

Os gestores das farmácias de manipulação vêm presenciando mudanças, no relacionamento entre empresas  e consumidores, se preocupando principalmente, em relação ao mercado, cheio de incertezas e oscilações, forçando a que se aprenda a viver, a conviver com a crise, sabendo, sobretudo, como administrá-la. É preciso, diante desse mercado atual, que as empresas compreendam que suas estratégias devem ser direcionadas, a um melhor posicionamento de produtos e serviços, já não tão facilmente seduzível.
Ele busca conhecer as áreas em que a empresa atua sua eficiência, e o que seu produto pode oferecer a mais (produto ampliado). Se uma parte dos investimentos da empresa não se direcionar para as pessoas, ficará certamente, mais difícil a ela conseguir participação no mercado e, consequentemente, um posicionamento perante seu target.
Pode-se, sem erro afirmar, que o marketing é utilizar o composto mercadológico, a fim de adaptar o produto/serviço ao mercado, sempre com o intuito de conservar o cliente, ainda que mediante às mudanças de perfil do consumidor. As empresas devem estar conscientes de que vivem, atualmente, uma verdadeira guerra de  mercados.
E, para sobreviver num mercado cada vez mais competitivo e recessivo, nenhuma empresa do setor farmacêutico de manipulação, poderá prescindir do marketing como conduta empresarial. A utilização das estratégias do marketing mix, deve desempenhar papel relevante na integração das relações de troca.
A nossa intenção é apontar algumas providências e/ou atitudes que, no seu conjunto, podem resultar um eficiente posicionamento de marketing para suas empresas. Ressaltamos, porém, que não há uma receita comum para todos, constituindo-se, tão somente, em informações úteis ao desenvolvimento de um eficaz programa de marketing como: criar a credibilidade do negócio, cultivando pessoas que possam testemunhar a eficácia e boa qualidade do negócio, não se esquecendo de que, a autenticidade é fator dos mais importantes no tradicional marketing “boca a boca”;  atenção cortês no atendimento, bem como, a rapidez e pontualidade nas entregas constituem pontos de honra no sucesso de uma farmácia; boa imagem é a grande arma de marketing, não é suficiente oferecer produtos ou serviços de boa qualidade a preços justos, é imprescindível que a empresa transmita ao público uma imagem; uma boa imagem é a grande arma de marketing, não é suficiente oferecer produtos ou serviços de boa qualidade a preços justos, é imprescindível que a empresa transmita ao público uma imagem positiva, em cada detalhe; manter um bom nível de comunicação, a combinação dos elementos do composto de comunicação e apresentação, garantirá à empresa uma boa e efetiva projeção no mercado; manter um portfólio ótimo de produtos, com  linhas e itens de produtos nos vários estágios do ciclo de vida; indicar de maneira clara e de fácil reconhecimento; localização e endereço de sua empresa, ensinando como chegar até ela, com presteza e rapidez; oferecer segura orientação e esclarecimento dos clientes; conquistem credibilidade, procure anexar aos serviços padrões, serviços extraordinários.
As instalações: devem ser voltadas com base em projetos visuais diferentes e modernas instalações, design e cor adequada provocam estímulos positivos ou negativos que influem, profundamente, na conduta do comprador; utilização das redes sociais; manutenção de produtos com alta rotatividade; utilização das boas praticas de merchandising, permite agilizar as compras por impulso.
Lembrar que marketing significa conquistar e manter clientes: O importante é que a primeira visita do cliente à sua farmácia seja a garantia não só de uma segunda, mas de outras visitas. Quando se fala em marketing, não se pode olvidar a trilogia - custo, concorrência e consumidor - como conduta empresarial em que as estratégias mercadológicas não devem ser objetivadas com retorno em curto prazo, mas o que é muito importante, em longo prazo.

Os gestores devem deixar de se preocupar com o imediatismo empresarial, dar maior importância e amplitude na confiabilidade da empresa, na fixação de marca e posicionamento ressaltando que esses valores não se fazem em curto prazo. É nas interligações do macro-marketing com o marketing mix, que reside e se firma o pleno sucesso.

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