Antonio
Carlos Giuliani
Os gestores das farmácias de manipulação vêm presenciando
mudanças, no relacionamento entre empresas
e consumidores, se preocupando principalmente, em relação ao mercado,
cheio de incertezas e oscilações, forçando a que se aprenda a viver, a conviver
com a crise, sabendo, sobretudo, como administrá-la. É preciso, diante desse
mercado atual, que as empresas compreendam que suas estratégias devem ser
direcionadas, a um melhor posicionamento de produtos e serviços, já não tão
facilmente seduzível.
Ele busca conhecer as áreas em que a empresa atua sua
eficiência, e o que seu produto pode oferecer a mais (produto ampliado). Se uma
parte dos investimentos da empresa não se direcionar para as pessoas, ficará
certamente, mais difícil a ela conseguir participação no mercado e,
consequentemente, um posicionamento perante seu target.
Pode-se, sem erro afirmar, que o marketing é utilizar o
composto mercadológico, a fim de adaptar o produto/serviço ao mercado, sempre
com o intuito de conservar o cliente, ainda que mediante às mudanças de perfil
do consumidor. As empresas devem estar conscientes de que vivem, atualmente,
uma verdadeira guerra de mercados.
E, para sobreviver num mercado cada vez mais competitivo e recessivo,
nenhuma empresa do setor farmacêutico de manipulação, poderá prescindir do
marketing como conduta empresarial. A utilização das estratégias do marketing
mix, deve desempenhar papel relevante na integração das relações de troca.
A nossa intenção é apontar algumas providências e/ou
atitudes que, no seu conjunto, podem resultar um eficiente posicionamento de
marketing para suas empresas. Ressaltamos, porém, que não há uma receita comum
para todos, constituindo-se, tão somente, em informações úteis ao
desenvolvimento de um eficaz programa de marketing como: criar a credibilidade
do negócio, cultivando pessoas que possam testemunhar a eficácia e boa
qualidade do negócio, não se esquecendo de que, a autenticidade é fator dos
mais importantes no tradicional marketing “boca a boca”; atenção cortês no atendimento, bem como, a
rapidez e pontualidade nas entregas constituem pontos de honra no sucesso de
uma farmácia; boa imagem é a grande arma de marketing, não é suficiente
oferecer produtos ou serviços de boa qualidade a preços justos, é
imprescindível que a empresa transmita ao público uma imagem; uma boa imagem é
a grande arma de marketing, não é suficiente oferecer produtos ou serviços de
boa qualidade a preços justos, é imprescindível que a empresa transmita ao
público uma imagem positiva, em cada detalhe; manter um bom nível de
comunicação, a combinação dos elementos do composto de comunicação e
apresentação, garantirá à empresa uma boa e efetiva projeção no mercado; manter
um portfólio ótimo de produtos, com
linhas e itens de produtos nos vários estágios do ciclo de vida; indicar
de maneira clara e de fácil reconhecimento; localização e endereço de sua
empresa, ensinando como chegar até ela, com presteza e rapidez; oferecer segura
orientação e esclarecimento dos clientes; conquistem credibilidade, procure anexar
aos serviços padrões, serviços extraordinários.
As instalações: devem ser voltadas com base em projetos
visuais diferentes e modernas instalações, design e cor adequada provocam
estímulos positivos ou negativos que influem, profundamente, na conduta do
comprador; utilização das redes sociais; manutenção de produtos com alta
rotatividade; utilização das boas praticas de merchandising, permite agilizar
as compras por impulso.
Lembrar que marketing significa conquistar e manter
clientes: O importante é que a primeira visita do cliente à sua farmácia seja a
garantia não só de uma segunda, mas de outras visitas. Quando se fala em
marketing, não se pode olvidar a trilogia - custo, concorrência e consumidor -
como conduta empresarial em que as estratégias mercadológicas não devem ser
objetivadas com retorno em curto prazo, mas o que é muito importante, em longo
prazo.
Os gestores devem deixar de se preocupar com o imediatismo
empresarial, dar maior importância e amplitude na confiabilidade da empresa, na
fixação de marca e posicionamento ressaltando que esses valores não se fazem em
curto prazo. É nas interligações do macro-marketing com o marketing mix, que
reside e se firma o pleno sucesso.
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