Antonio
Carlos Giuliani
Já entrou em um restaurante e sentiu um cheiro maravilho de
comida? Pode ter sido simplesmente por causa de uma comida servida, mas também
você pode ter sido vítima de um Marketing Sensorial (MS), a nova onda do mercado.
Se deseja investir no aumento do número de consumo de uma
loja a curto tempo, nada melhor do que investir em uma forma que estimule o cliente, enquanto
estiver em sua loja, a comprar mais do que pensou em fazê-lo ao cruzar a porta.
Considerado como a "Terceira Onda do Marketing", visa explorar a
percepção sensorial dos consumidores para induzi-los a comprar.
Em vez de utilizar estratégias que exploram as dimensões
lógicas e racionais do produto (preço,
diferencial, qualidade, praça, produto), o objetivo do MS é emocioná-lo.
Abordado por Schmitt e Simonson (1998) propõem a seduzir os consumidores,
através de mensagens que atinjam seu hemisfério direito (da emoção), em
contraposição as mensagens que atingem o hemisfério esquerdo do cérebro (da
razão). Os criadores do Marketing
Sensorial partem do princípio que, no futuro, cada vez mais os produtos serão
equivalentes em termos de atributos
objetivos, e que o melhor caminho para diferenciá-los, é com a
veiculação de apelos sensoriais, que atingem o inconsciente dos consumidores.
Objetiva focar ações de mercado considerando os cinco
sentidos humanos. O MS não exige um investimento muito alto e dá resultados
práticos a curto prazo, além de
personalizar a experiência da compra, destacando o estabelecimento junto ao consumidor. O
segredo é acima de tudo conhecer o produto com o qual você trabalha na loja.
Caso atue com alimentos, uma loja que tenha alimentos
coloridos e bonitos e um cheiro de
comida fresca no ar, como na saída do forno, estimula a vontade de comer e eventualmente as
pessoas tendem a consumir mais do que realmente desejariam. Já para quem
trabalha com roupas ao estilo street
wear, colocar um som com músicas do momento, com artistas que usam este
mesmo estilo de se vestir também irá ajudar.
A prova de produtos também funciona bem em lojas de perfumes
e produtos de beleza, em que ficam sempre a mostra alguns itens para serem experimentados. Uma boa saída pode ser também
oferecer amostras grátis, que também são consideradas uma atuação de marketing,
funcionando bastante, principalmente, em lançamentos de novas marcas ou de um
novo produto a venda.
Preparar uma empresa para trabalhar com o MS é desenvolver
estratégias e materiais nos pontos de venda, para impactar o consumidor nas
lojas. Desde os primeiros segundos de vida, passamos a utilizar alguns de
nossos sentidos, para identificarmos o que nos traz segurança e conforto.
Com o passar dos anos, aprendemos a utilizar os cinco
sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato) de maneira mais apurada.
Estes sentidos são, muitas vezes, responsáveis por algumas de nossas decisões.
Utilizar-se dos cinco sentidos pode gerar bons resultados,
atentando-se aos pequenos detalhes que fazem grandes diferenças. Como exemplo a
visão, o excesso de cores e imagens pode
gerar poluição visual. O produto deve ter destaque sem que as muitas mensagens
venham a confundir o seu público alvo.
O estabelecimento deve escolher cores que identifiquem sua
ideologia. A audição pode ser explorado adequando musicas aos ambientes . Em
lugares mais agitados a música alta pode vir a atrapalhar, lojas e
supermercados podem dispor de uma
“rádio” interna própria, selecionando o tipo de música que envolva o ambiente.
O consumidor brasileiro tem o hábito de “observar” com as
mãos, portanto, deixar os produtos ao seu alcance pode ser uma grande
oportunidade para levar o cliente a
decisão de compra. Oferecer ao cliente agrados como chocolates, balas ou outras guloseimas que
agreguem além do sabor, características visuais e olfativas, poderá tornar a
experiência de compra inesquecível, bem como, satisfazer o cliente pelo fato de
ter ganho um brinde.
As essências estimulam o olfato e podem ser utilizadas para
personalizar o ambiente. É necessário apenas ter cautela quanto ao exagero na
quantidade e na variedade de essências em um mesmo ambiente. A aplicação do
Logo olfativo, que é uma fragrância exclusiva da marca, é recolhida com um
briefing que abrange cores, marca, layout e particularidades da marca,
enquanto, através de aparelhos, as lojas podem aromatizar o ambiente
automaticamente.
A utilização do MS pode fazer o consumidor permanecer maior
tempo no ponto de venda, despertar interesse para uma ação e aumentar as
vendas. Esta estratégia é uma alternativa que tem conquistado cada vez mais o
espaço no ponto de venda, centralizando os esforços na transformação da
experiência de consumo, em uma atividade envolvente e marcante.
Identifiquem em seu estabelecimento quais os artifícios
estratégicos do marketing sensorial que poderá utilizar e potencializar seus
resultados. Agregue valor aos seus produtos e serviços criando uma experiência
inesquecível aos seus clientes, e boas vendas!
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