27 de out. de 2009

Tendências no Varejo

A tecnologia vem mudando e vai mudar ainda mais o comportamento do varejo. A grande quantidade de informações disponíveis on-line, distante apenas de um click de mouse, vem modificando a maneira de se adquirir produtos e serviços. Segundo os modernos gurus do marketing, existem seis marcantes tendências no varejo: 1) Conveniência 2) Customização 3) Indulgência 4) Inovação 5) Varejo Sensorial 6) Foco Obsessivo nos Clientes Conveniência Clientes com pouco tempo buscam facilidades, por isso, comprar em sua loja deve ser algo: fácil, rápido, simples, prazeroso, interativo e personalizado. Customização Com a massificação da produção e distribuição em alta escala, as pessoas querem se sentir diferentes e únicas. Indulgência Estão dispostas a pagar mais por produtos e serviços que ofereçam algum tipo de recompensa emocional, que sem dúvida é uma alavanca para o crescimento do mercado de luxo. Inovação As empresas precisam aprender a conviver com elas e também a se reinventar e a se recriar, se não perderão espaço para os mais adaptáveis. Varejo Sensorial Os produtos devem ser expostos ao alcance dos clientes, dentro de condições que eles possam manuseá-los, buscando-se envolver todos os sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar no processo de compra. Foco Obsessivo nos Clientes A alta gerência deve orientar a equipe a colocar-se a serviço dos consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário