10 de nov. de 2009

O mercado brasileiro é isto

Os personagens, os números e as histórias impressionantes da região da rua 25 de Março, em São Paulo. Com 3 000 pontos de venda e quase 20 bilhões de reais por ano, ela é uma metáfora do novo mercado de consumo do país
A região da rua 25 de Março recebe cerca de 1 milhão de pessoas por dia às vésperas do Natal
Para quem está acostumado com o ambiente asséptico dos shopping centers, o primeiro contato com o lugar é chocante. A sensação que predomina é de sufoco, provocado pela circulação diária de cerca de 400 000 pessoas na região, todas elas zanzando de lá para cá com sacolas nas mãos. Nos meses de novembro e dezembro, esse número sobe para 1 milhão de consumidores, o que dá uma média de mais de dez pessoas por metro quadrado, superior à de um vagão do metrô paulistano nos horários de pico. Centenas de vendedores ambulantes com tabuleiros de doces na cabeça e funcionários aboletados nas portas das lojas anunciando ofertas como numa feira livre aumentam a balbúrdia na região da rua 25 de Março, no coração de São Paulo, o maior centro de comércio popular do país. Nas lojas, vitrines organizadas, provadores arejados e ar condicionado são luxos raros de encontrar. Alguns pontos não aceitam cartão de crédito ou de débito. Só cheque ou dinheiro.
Fonte: Exame

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