17 de fev. de 2010

Consumidor europeu altera hábitos de consumo para economizar

Um estudo da GfK com 10.200 consumidores de nove países da Europa indica que, tendo a crise financeira mundial como pano de fundo, os europeus alteraram seus hábitos de consumo para economizar no orçamento familiar. Mais de 40% dos consumidores da Alemanha, Holanda, Áustria e Itália buscaram comprar alimentos e bebidas a preços mais baixos. Para russos e italianos, os cortes prioritários foram com roupas e calçados (49% e 43%, respectivamente). Reduzir as despesas com lazer para economizar dinheiro durante a crise foi uma das maneiras mais utilizadas pelos europeus: diminuir refeições em bares ou restaurantes foi a alternativa encontrada por alemães (48%), franceses (45%), austríacos (41%) e italianos (42%); deixar de ir a cafés ou bares foi a opção de 40% dos respondentes na França e Alemanha; 33% dos consumidores da Alemanha, Áustria, França, Holanda e Reino Unido optaram por conter gastos com férias. A compra de um carro, móveis ou eletrodomésticos foi declarada como intenção adiada especialmente para os russos (45%) e alemães (42%).
Mercado & Consumo

Nenhum comentário:

Postar um comentário