23 de fev. de 2010

Multiparcerias: caminho para acelerar a expansão de negócios?

A maior virtude das Multiparcerias é a aceleração do processo de desenvolvimento e “go to market”, viabilizado pela integração e valorização de competências complementares, sem necessidade de integração societária ou de negócios. Ainda que possam existir outras preocupações, em especial nas questões que envolvem confidencialidade, exclusividade e restrições de atuação com outros parceiros. Mas nada que não se possa equacionar negocial e juridicamente, ainda que com um pouco mais de trabalho. No cenário atual de extrema aceleração de todo o processo de desenvolvimento tecnológico, a principal virtude das Multiparcerias é exatamente conciliar competências específicas, muito especializadas e definidas, com a necessidade de acelerar o desenvolvimento e entrada no mercado; o que, feito dentro de uma única organização, por maior e mais poderosa que seja, mesmo que no âmbito global, demandaria muito mais tempo e risco.
A questão central passa a ser: como pensar, estruturar e implantar uma estratégia de Multiparcerias que possa criar vantagens competitivas para a organização de varejo, antes que os concorrentes o façam? Como romper o raciocínio simplista de buscar desenvolver e implantar tudo no âmbito da própria empresa, contando apenas com recursos internos e os que possam ser contratados de forma ágil e competitiva? Como quebrar a inércia no processo de pensamento e desenvolvimento, usualmente gerada a partir de terceiros que tomam a iniciativa? As Multiparcerias, como alternativa estratégica gerada e proposta a partir da própria organização de varejo, parecem exigir um nível de abertura, maturidade, ambição, visão e inovação que deve ser considerado assunto do nível mais alto da corporação, pois os níveis mais baixos tendem a criar medos e preocupações nas próprias estruturas, inibindo sua utilização. É uma questão de amadurecimento e pressão competitiva.

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