2 de mar. de 2010

E-commerce: evolução, faturamento e simplicidade

A evolução do e-commerce entre 2001 e 2009 é exponencial. Mas, para as empresas que viveram para contar, o resultado não tem nada de assustador. O faturamento do comércio eletrônico no primeiro semestre de 2001 foi de R$ 197 milhões. No ano passado, o valor chegou a mais de R$ 4 bilhões. A vantagem do e-commerce aparece quando o volume de vendas é grande, pois você tem a estrutura de uma loja e o faturamento de várias. Os produtos mais vendidos pela internet nos seis primeiros meses de 2009 foram livros e assinaturas de revistas e jornais, segundo dados da e-bit Informação. De olho na concorrência, cujos preços e prazos de entrega são praticamente os mesmos, o trabalho de construção de marca da NetShoes foi direcionado pela prestação de um bom serviço. “Hoje os internautas trocam informações sobre tudo na página de produtos. Estamos formando uma marca com foco no interativo, em usabilidade, interface, que são hoje as ferramentas que convertem mais em vendas”, diz Pedro Reiss. Para quem entra agora no mundo de vendas on-line é bom saber que não basta colocar a loja no ar e começar a vender. “Não é mais assim. Hoje é preciso mostrar qual o seu diferencial, o que você faz melhor e porque escolher a sua loja”, avalia Reiss, da F.biz. Por outro lado, atrair o internauta de primeira viagem requer uma estratégia simples. Tornar a experiência de compra o mais fácil possível é o caminho. “Existe a tentação de querer sofisticar demais a experiência, mas acho que esta é uma tendência ruim. Sofisticação deve estar por trás do site”, completa.
Fonte: Mundo do Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário