20 de out. de 2010

Ganhe – ou perca – seu cliente em 6,5 segundos

Diretor executivo da Draftfcb, Laurence Boschetto explica como deve ser o processo de criação de campanhas nos dias de hoje

Seis segundos e meio. Este é o tempo que uma mensagem publicitária tem para prender a atenção de um consumidor – ou perdê-la – nos dias de hoje, segundo estudo da Draftfcb (EUA).

"Em nosso trabalho, tudo se resume à criação e execução de ideias que despertem as pessoas nesse período de tempo", afirma Laurence Boschetto, diretor executivo da agência. "É preciso ser simples e cativante. Caso a mensagem não seja boa o suficiente dentro desses requisitos, o consumidor irá virar a página, mudar de canal ou voltar a cadeira para o outro lado."

Os 6,5 segundos são, na verdade, o tempo médio de atenção inicial que os consumidores destinam aos anúncios em todos os meios. Na TV, por exemplo, este tempo é de 9,7 segundos; no rádio, 8,8 segundos. Para as mídias impressas, digital e out of home, o tempo fica em torno dos 3 segundos.

"Vivemos num ambiente de alta pressão, onde as pessoas fazem avaliações diárias", diz Boschetto. "Hoje, as pessoas são expostas a 5 mil mensagens de marketing por dia; nos anos 70 eram 500. A tarefa de uma agência é garantir ao seu cliente que a mensagem dele se sobressairá dentre estas 5 mil."

Desfilando números sobre mudanças comportamentais e estatísticas recentes do pós-crise nos Estados Unidos, Boschetto resumiu em quatro estágios a criação de uma campanha: encontrar e interpretar corretamente um número relevante sobre o mercado; ter um insight em cima dele; definir a estratégia; e colocar a campanha na rua.

Por Jonas Furtado, Meio & Mensagem




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