Recentemente participei de um evento da Consltoria GS&MD, em que foi feita uma apresentação fantástica do Luiz Marinho, o grande especialista em shopping centers no Brasil. Marinho participou do evento RECON, em Las Vegas, onde mapeou as grandes tendências dos shopping centers. Uma delas é a mudança da âncora de lojas para entretenimento e restaurantes que oferecem gastronomia de primeiro nível, principalmente nas operações premium.
Outro movimento importante sinalizado por Marinho é a evolução do modelo caixote fechado para áreas que oferecem experiências envolventes como praças abertas no último andar, espaços de estar que recebem iluminação natural, áreas de conveniência, entretenimento para crianças em ambientes lúdicos externos e até mesmo cinemas com drive in no último andar, como o Shopping Menlyn Park, em Pretoria, na África do Sul.
Outros exemplos citados por Marinho são os shoppings Town Square, em Las Vegas (fotos que ilustram o post), Liverpool One, no Reino Unido, Antara Polanco, na Cidade do México, Parque Arauco, em Santiago e, no Brasil, o Norte Shopping no Rio e o Pátio Higienópolis em São Paulo. Se hoje os brasileiros já são fãs do formato, imaginem a adesão que estes centros comerciais conseguiriam angariar com estas inovações.
Beth Furtado do Mundo do Marketing
Nenhum comentário:
Postar um comentário