A mecânica do funcionamento desses sites é simples: todos os dias a empresa envia um e-mail para os membros cadastrados com ofertas de sua cidade. O serviço fica disponível para compra por até três dias - depende da oferta – e caso haja interesse a pessoa deve acessar o site e efetuar a transação tendo como opção diversos meios de pagamento, entre eles o cartão de crédito. Assim que terminar o período de disponibilidade, se o número mínimo de compras for atingido, o cliente receberá um e-mail de confirmação do pedido onde consta um voucher com um código. E é com esse material que o cliente pode ter acesso ao produto ou serviço oferecido, que precisa ser agendado e tem prazo para uso.
De acordo com Otto, as ofertas de maior sucesso são em áreas como gastronomia, beleza, hotelaria e turismo.”O recorde brasileiro que se mantém até o momento é de uma oferta da Oi Fotos, que disponibilizava impressão de fotos on-line. Foram mais de 81 mil vouchers vendidos”, revela.
As promoções nesses sites são realmente tentadoras, mas vale lembrar que como qualquer outra negociação é importante conhecer a empresa para não ter surpresas no futuro.
Para não cair em algum golpe, Paulo Arthur Góes, diretor-executivo do Procon-SP, dá algumas dicas. “É fundamental procurar saber a procedência da empresa que disponibilizará o serviço, além do site que está divulgando, fazendo uma consulta no Procon ou até mesmo nas redes sociais. Além disso, é preciso ter cuidado ao verificar as condições da oferta, como dias e horários em que a oferta é válida”
Abaixo, os prós e contras dos sites de compras coletivas:
Prós
- Preços baixos - O recurso mais chamativo desses sites são as ofertas, e a entrega gratuita, ou o preço reduzido.
- Capacidade de lucro - Indivíduos de mente empreendedora podem investir em negócios anunciados, aumentando o lucro com merchandising.
- Conectividade social - Muitos desses sites têm fóruns em que os consumidores podem conhecer e trocar recomendações e críticas.
Contras
- Falta de atendimento ao cliente - O atendimento ao consumidor costuma ter pouca importância nesses sites.
- 50% ou busto - Para os comerciantes há uma margem mínima de negócios. Tem de estar disposto a oferecer o produto ou serviço com 50% off.
- Nenhum reembolso - Nesses sites não há reembolso ou troca. Se houver problema com o produto, o consumidor deve passar pelo fabricante ao invés do comerciante
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