15 de set. de 2011

Zara cria disque-denúncia

Iniciativa foi anunciada na Câmara do Deputados e faz parte das medidas tomadas pela grife acusada de trabalho escravo.



A Zara acaba de disponibilizar o número 0800 770 9242 para receber denúncias ligadas à trabalho escravo. A iniciativa foi anunciada por Jesus Echevarria, do grupo Inditex, dono do marca, nessa quarta-feira, 14, durante audiência pública na Câmara do Deputados. Promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara, a sessão contou com representantes do Ministério Público do Trabalho, que há cerca de um mês investiga a existência de trabalho escravo entre as 50 empresas terceirizadas pela grife espanhola no Brasil.

O ministério da Justiça, do Itamaraty e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) também participaram do debate. De acordo com a Agência Câmara de Notícias, Echevarria afirma que os casos de trabalho escravo revelados pelo Ministério Público do Trabalho de São Paulo ferem os princípios e os interesses do grupo. Monitoramento mais rígido da cadeia produtiva, implementação de programa de capacitação de fornecedores e a elaboração de um manual de boas práticas para a indústria têxtil complementam o pacote de medidas tomadas pela Zara após as denúncias.
Janaina Langsdorff

Um comentário:

  1. De nada adiantará se não fizerem um colossal esforço para demonstrar seriedade e preocupação com o trabalhador (ao invés da marca) e também de que haja uma entidade de renome que os esteja auditando.
    Do contrário, como se diz, é "botar a raposa para cuidar do galinheiro".

    ResponderExcluir