25 de out. de 2011

De olho no pequeno e médio varejo

Antes de abordar o momento atual vivido pelo pequeno e médio varejo no Brasil, é importante resgatar os principais fatores que levaram o canal a se desenvolver. As mudanças no ambiente econômico e social do País, assim como a busca pela comodidade por parte do consumidor, fizeram com que as compras mensais perdessem espaço para visitas mais freqüentes ao ponto de venda em busca de compras de abastecimento ou de reposição.

Desenvolvendo-se nos últimos 20 anos, os pequenos e médios varejos permanecem em franco crescimento mesmo em momentos em que muitos acreditavam que as lojas de vizinhança não resistiriam. Um exemplo dessa realidade se deu nos anos 90, quando começou a existir uma concentração dos grandes hipermercados e supermercados no País. O fato de existirem cinco países dentro de um mesmo Brasil - em termos de região Norte, Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste - e, consequentemente, hábitos de consumo diferentes em cada uma dessas áreas, tem sido favorável ao desenvolvimento do canal. Outros fatores têm sido a presença das mulheres no mercado de trabalho, assim como o crescimento do número de pessoas que moram sozinhas e buscam praticidade no momento de se alimentar.

* Carlos Cotos é diretor-executivo da Kantar Worldpanel Brasil

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