29 de jun. de 2012

Os 4 passos da Havaianas para dobrar as vendas em 4 anos


A Alpargatas é, atualmente, a maior fabricante de sandálias e calçados do país. Dona de marcas poderosas no Brasil, como a Havaianas e a Topper, a empresa encerrou 2011 com receita líquida de 2,6 bilhões de reais. Mas ela quer mais – na verdade, quer pelo menos o dobro disso até 2016.É isto o que consta em um documento apresentado nesta quarta-feira à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).


Nele, a Alpargatas apresenta a meta de obter uma receita líquida consolidada entre 5 e 6 bilhões de reais em 2016. O número exclui eventuais fusões e aquisições. Além disso, a empresa buscará uma margem de ebitda de 20% naquele mesmo ano.

A Alpargatas traçou, em linhas gerais, quatro iniciativas para cumprir seu plano. Veja quais são:

1. Bombar as vendas da Havaianas
Principal marca da empresa, a Havaianas responde por 45% a 50% do mercado brasileiro de sandálias. Mas a Alpargatas quer avançar sobre a outra metade dos consumidores. Para isso, vai investir no lançamento de novas coleções a cada ano.

2. Expandir a marca Havaianas no exterior
A Havaianas já é exportada para 81 países. No ano passado, a marca vendeu 28,1 milhões de pares no exterior. O plano da Alpargatas é avançar sobre os Estados Unidos e a Europa. A empresa avalia que somente esses dois mercados tem um potencial de 125 milhões de pares de sandálias de tiras – o que representaria 800 milhões de euros.

3. Fortalecer a Topper e a MIzuno na América do Sul
A Alpargatas é dona de duas marcas esportivas – a Topper e a Mizuno. E elas não ficaram de fora do esforço da empresa de dobrar de faturamento em quatro anos. Nesta área, a companhia espera transformar essas marcas em potências da América do Sul.

4. Expandir a rede de lojas
A Alpargatas também está investindo na criação de uma rede própria de lojas. Atualmente, a companhia conta com 312 pontos-de-venda em todo o mundo. Segundo a empresa, as lojas oferecem aos clientes “uma completa experiência com as marcas da Alpargatas”.

O Brasil ainda detém a maioria das lojas da Alpargatas: 229 da marca Havaianas e 18 da Timberland.
FONTE: Mercado e Consumo

Um comentário: