O mercado brasileiro está difícil para muitos setores da
economia, muita concorrência, inflação,
perda do poder aquisitivo do consumidor, quantidade grande de produtos e marcas que se proliferam,
desemprego, endividamento do consumidor, enfim, período caracterizado
recessivo. Diante desse contexto, mais do que nunca devemos colocar o
consumidor como rei, principalmente dando-lhe toda a mordomia que tem direito.
Verifica-se que muitas empresas não perceberam isto.
Continuam tratando seus clientes como se os reis fossem eles, seus vendedores.
Grande parte das empresas estão perdendo
o maior patrimônio que têm. Sem clientes as
empresas não sobrevivem, principalmente aquelas que atuam em ambientes
competitivos.
Por isso muitos empresários perguntam: o que fazer diante
desses novos desafios? Como atrair consumidores? A resposta é simples, fique
atento para melhorar o seu atendimento.
Para isso certas
regras devem ser seguidas para
obter um bom atendimento: conhecer
o produto - a boa venda é aquela que o vendedor agrega valor à transação
comercial, é vital conhecer o que se comercializa, é o sinal de respeito para
com o cliente; o cliente não deve ser considerado como peça de trabalho, procure estabelecer amizades antes de fazer clientes.
Sorria com sinceridade, seja honesto, procure ter como
objetivo a venda para um amigo; procure prestar serviços, encante o cliente com atos simples, como uma
cortesia, uma atenção ou um ato de
preocupação com o seu bem-estar;
capacitar a equipe de vendas, o
cliente compra atos, ações, desempenho dos vendedores, quanto melhor preparado
o profissional de vendas estiver, melhor será a qualidade do serviço consumido.
Atenção para o layout da loja ou escritório, na venda a
aparência conta muito, a forma como você cuida do se escritório ou loja é uma evidência,
transforme o local de trabalho em um lugar agradável para seu cliente; não
burocratize os clientes, não tem mais tempo que tinham antigamente,
principalmente para gastar com coisas desnecessárias, procure administrar por
resultados; não mostre apatia, o cliente
gosta de respeito, ele quer ser bem tratado quando procura um produto ou
serviço; evite termos negativos, os tradicionais “Pois não?” “Posso ajuda-lo”?.
Estas formas afastam os clientes,
procure abordá-los com algum comentário, pois assim não há condições para que
digam não.
Apresente-o a uma nova linha de produto, seja simpático,
estabeleça dialogo; seja um conquistador, não selecione apenas alguns para
agradar, procure agradar a todos; supere as expectativas, alguns autores
acreditam que superar as expectativas
exige muitos investimentos. No mundo de hoje, onde não há tempo para nada e
tudo corre em ritmo acelerado, superar as expectativas não necessita
investimentos.
É preciso saber o que os clientes esperam de você. As regras
apontadas podem ser aplicadas por qualquer tipo de negócio e para qualquer
empresa, pois, de uma forma ou de outra sempre estamos envolvidos com atendimento
a clientes. È importante ressaltar que cada negócio tem um tipo específico de
cliente que exige um comportamento especial.
Portanto, o vendedor ou prestador de serviços esteja
sempre perguntando, questionando e avaliando as
reações dos consumidores. Sugiro que toda empresa desenvolva um sistema
de avaliação para ser preenchido por todos os clientes.
Os resultados da avaliação devem fazer parte da informação
básica do plano de marketing. Níveis indesejados de satisfação podem mudar completamente a estratégia utilizada por alguma empresa,
principalmente quanto a aspectos de
capacitação ou de mudança organizacional. Faça como as
empresas que alcançam o sucesso em tempos de crise. Atraia os
consumidores melhorando o atendimento.
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