16 de fev. de 2016

Atrair Consumidores

O mercado brasileiro está difícil para muitos setores da economia, muita  concorrência, inflação, perda do poder aquisitivo do consumidor, quantidade  grande de produtos e marcas que se proliferam, desemprego, endividamento do consumidor, enfim, período caracterizado recessivo. Diante desse contexto, mais do que nunca devemos colocar o consumidor como rei, principalmente dando-lhe toda a mordomia que tem direito.
Verifica-se que muitas empresas não perceberam isto. Continuam tratando seus clientes como se os reis fossem eles, seus vendedores. Grande  parte das empresas estão perdendo o maior patrimônio que têm. Sem clientes as  empresas não sobrevivem, principalmente aquelas que atuam em ambientes competitivos.
Por isso muitos empresários perguntam: o que fazer diante desses novos desafios? Como atrair consumidores? A resposta é simples, fique atento para melhorar o seu atendimento.
Para isso   certas regras   devem ser seguidas  para  obter um bom  atendimento: conhecer o produto - a boa venda é aquela que o vendedor agrega valor à transação comercial, é vital conhecer o que se comercializa, é o sinal de respeito para com o cliente; o cliente não deve ser considerado como peça de  trabalho,  procure estabelecer amizades antes de  fazer clientes.
Sorria com sinceridade, seja honesto, procure ter como objetivo a venda para um amigo; procure prestar serviços,  encante o cliente com atos simples, como uma cortesia, uma  atenção ou um ato de preocupação com o seu bem-estar;  capacitar a  equipe de vendas, o cliente compra atos, ações, desempenho dos vendedores, quanto melhor preparado o profissional de vendas estiver, melhor será a qualidade do serviço consumido.
Atenção para o layout da loja ou escritório, na venda  a  aparência conta muito, a forma como você cuida  do se escritório ou loja é uma evidência, transforme o local de trabalho em um lugar agradável para seu cliente; não burocratize os clientes, não tem mais tempo que tinham antigamente, principalmente para gastar com coisas desnecessárias, procure administrar por resultados; não mostre  apatia, o cliente gosta de respeito, ele quer  ser  bem tratado quando procura um produto ou serviço; evite termos negativos, os tradicionais “Pois não?” “Posso ajuda-lo”?. Estas formas  afastam os clientes, procure abordá-los com algum comentário, pois assim não há condições para que digam não.
Apresente-o a uma nova linha de produto, seja simpático, estabeleça dialogo; seja um conquistador, não selecione apenas alguns para agradar, procure agradar a todos; supere as expectativas, alguns autores acreditam que superar as  expectativas exige muitos investimentos. No mundo de hoje, onde não há tempo para nada e tudo corre em ritmo acelerado, superar as expectativas não necessita investimentos.
É preciso saber o que os clientes esperam de você. As regras apontadas podem ser aplicadas por qualquer tipo de negócio e para qualquer empresa, pois, de uma forma ou de outra sempre estamos envolvidos com atendimento a clientes. È importante ressaltar que cada negócio tem um tipo específico de cliente que exige um comportamento especial.
Portanto, o vendedor ou prestador de serviços esteja sempre  perguntando, questionando e  avaliando as  reações dos consumidores. Sugiro que toda empresa desenvolva um sistema de avaliação para ser preenchido por todos os clientes.

Os resultados da avaliação devem fazer parte da informação básica do plano de marketing. Níveis indesejados de satisfação  podem mudar completamente a  estratégia utilizada por alguma empresa, principalmente quanto a  aspectos de capacitação ou de mudança organizacional. Faça como  as  empresas que alcançam o sucesso em tempos de crise. Atraia os consumidores melhorando o atendimento.

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