Publicado no Jornal de Piracicaba em 28/02/16
O marketing no mercado médico vem ganhando destaque há cerca de quatro décadas com o crescimento da concorrência. Com o surgimento dos convênios e planos de saúde, os clientes dos tradicionais médicos de família, formados por pacientes que recomendavam à família toda, passam a ser atendidos por médicos conveniados.
Como grande
parte dos médicos não atende mais em
domicílios, como se fosse da família, tornou-se mais difícil possuir
clientes fieis. O marketing era visto como vilão, seus profissionais eram
denominados de “marqueteiros”, ou seja, pessoas que prometiam e na maioria das
vezes, não cumpriam.
Hoje cede
lugar a um marketing cuja essência pode
ser compreendido como processo pelo qual o profissional medico identifica
necessidades, desejos dos clientes e
transforma estas expectativas em
produtos.
Na área
de saúde, os
profissionais encontram diversas
ferramentas de marketing em seus ambientes de
trabalho, como: boa aparência do consultório; funcionários motivados;
qualificação dos funcionários; bom conhecimento do seu portfolio de clientes; boas condutas de atendimento; como contatar o paciente para
avisar sobre exames e consultas; possuir cartão de visita, folder, home page , site institucional; possuir uma ampla base de dados dos pacientes, incluindo informações
pessoais que permitam estreitar a comunicação; experiência adquirida pelos anos
de trabalho; atualização constante; participação em feiras, congressos e eventos.
Enfim, o
marketing pode ser utilizado toda vez que se deseja vender um produto ou
serviço tendo como foco um cliente, paciente com suas necessidades atendidas.
Para que um paciente que entra em um consultório e sai com a sensação de que
poderia ter sido mais bem atendido. Nesse
sentido que o marketing pode auxiliar.
Para que as
estratégias funcionem é necessário ter identificadas quais as falhas cometidas
no cotidiano. È fácil perder um paciente por isso, estar atento as falhas mais
comuns no atendimento e, assegurar que
seus colaboradores irão trabalhar para evitar falhas no processo.
As falhas
mais usuais cometidas em um consultório são: atendimento da recepcionista;
atendimento telefônico; a limpeza do consultório; a espera por atendimento; a
própria consulta realizada pelo médico e os canais de comunicação dos pacientes
com o consultório. Para que o paciente retorne é preciso ter a identificação
clara dos problemas, buscando oferecer
qualidade a ponto de destacar como
diferencial para o medico.
A área de
saúde recebe muitas reclamações, em
geral , no que diz respeito aos serviços públicos que é insuficiente para
atender a toda população, o atendimento particular não se exclui das listas de insatisfações. Quando as
expectativas do paciente forem menores do que os valores esperados em receber,
perde-se um paciente pela decepção entre o prometido e esperado.
São várias
as maneiras de um paciente se tornar insatisfeito, apresento alguns pontos que
merecerem atenção para evitar a insatisfação de pacientes nos consultórios
médicos. Esquecer de oferecer atenção ao paciente, muitas recepcionistas acham que estão fazendo um favor aos pacientes, pelo
contrário sem pacientes não há consultório; falta de simpatia e
cortesia; ausência de sorrisos; esquecer de dizer bom dia, por favor, obrigado; descaso com os pacientes;
tratar adultos como crianças ou como
pessoas que não entendem nada; falhas no atendimento telefônico deixando o
telefone tocar por várias vezes antes
de atende-lo, em alguns casos os pacientes não são atendidos
e precisam ir pessoalmente para agendar uma consulta; tratar o paciente como “meu bem”, “querido” ou
similar; solicitar que ligue mais tarde;
não saber dar informações precisas ao cliente; ter consultório sem limpeza e
organização, desorganização na mesa ou balcão de recepção, bagunça na mesa do médico; revistas
espalhadas pela sala e desatualizadas, chão e paredes do consultórios sujos,
entre outros.
Nesse sentido
deve-se trabalhar o marketing interno para evitar que falhas ocorram. A fidelidade
somente acontece quando o cliente recebe bom atendimento, julgando que o
serviço recebido agregou valores as suas expectativas.
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