O que as empresas devem buscar, lealdade ou fidelidade dos
clientes?
Para buscar respostas é preciso distinguir lealdade e
fidelidade. Em seu portfolio de clientes identificam-se vários tipos de
clientes com características diferentes como: compra sempre, às vezes nem fica
por dentro das promoções e dos programas de outras empresas, acredita na missão
da empresa e gosta da forma que é atendido e considera como uma relação de amizade com a empresa ou com alguém que está
lá dentro, isso significa Lealdade.
Quando o cliente compra na sua empresa apenas quando
encontra uma promoção, um programa de fidelidade ou mesmo que o preço e os
produtos sejam o mesmo considera-se fidelidade. A fidelidade é confundida com a
satisfação. A fidelização ocorre no longo prazo, diferentemente da satisfação
que pode ser conseguida, em uma única transação o que não impede que o cliente
procure um concorrente.
Para fidelizar é preciso conhecer o cliente, identificando
suas características, necessidades e desejos, utilizando essas informações para
estreitar seu relacionamento com o cliente, estabelecendo um elo de confiança,
criando facilidades para os clientes e barreiras para a concorrência, pois,
esta teria que iniciar um relacionamento do zero. Enquanto a fidelidade oferece
picos de crescimento, a lealdade estabiliza a empresa.
Para obter clientes fiéis é necessária a busca constante por
programas de fidelidade, está mais ligada à traição, mas como nos negócios, as
pessoas são livres para fazerem suas escolhas, não existe traição em ir buscar
uma outra alternativa para comprar. Contudo, se a fidelidade estiver embasada
no conceito de bom atendimento, a empresa que possui uma missão que eleva seu
status ou por outros elementos que não estejam ligados a preço ou programas,
ela já se torna lealdade.
Fidelizar o Cliente é o ato de tornar clientes, em pessoas
fiéis ao seu produto, marca ou serviço. Ao comprar pães todos os dias na mesma
padaria, significa para a empresa que aquele indivíduo é um cliente fiel ao seu
produto, que está satisfeito com a qualidade do serviço e o preço está
acessível não necessariamente que tenha um bom atendimento.
A empresa que almeja tornar clientes fieis em leais, deve
priorizar as recompensas ao pessoal responsável por vendas, atendimento,
disponibilizar capacitação constante, desenvolver politicas motivacionais bem como, selecionar pessoas com perfil
comportamental, onde se priorize as características comunicação e valorize o trabalho em equipe e a iniciativa
individual, a fim de que se otimize o processo de relacionamento.
Outras ações podem ser incluídas para conseguir a
fidelização de clientes: - Atenda o cliente como ele gostaria de ser atendido, o atendimento diferenciado começa quando a
equipe de vendas é treinada para atender o cliente como ELE gostaria de ser
atendido.
Um bom vendedor não insiste no atendimento (ou
produto/serviço) que acha que é o melhor para o cliente. Ela capta os sinais
dados pelo futuro comprador e embarca nas suas preferências e necessidades. –
Focar no cliente certo, não gaste
energias tentando abraçar o mundo, foque no público certo.
Quem são seus clientes em potencial? Onde eles estão? O que
eles estão buscando? O que eles esperam dos seus produtos ou serviços?
Saber responder a essas perguntas é fundamental para
direcionar sua estratégia de negócio (e de marketing) para o público certo e
garantir a fidelização de clientes. – Adote
a pratica da pirâmide invertida, onde o
cliente se encontra no topo, e para ele são destinados os maiores esforços
dentro de uma empresa. Abaixo estão os vendedores e todos os que lidam
diretamente com o cliente e, por fim, os líderes e gestores, aos quais cabe
todo o suporte necessário para sustentação deste sistema.
O foco não é o produto, nem os processos internos, mas sim o
cliente. Vendedores, líderes e gestores se posicionam como o pivô que sustenta
toda a estratégia de atendimento. O que o cliente quer é sentir-se reconhecido
e conhecido por você. Esta é a melhor maneira de como fidelizar clientes:
conhecer o máximo possível sobre eles e atender suas demandas de forma a
surpreendê-los.
Um cliente fiel gastará mais com sua empresa e por mais
tempo. Seu LTV (Lifetime Value, do inglês) aumentará. Isto é: um cliente que
passa cinco anos fiel à sua empresa, gastando em média 100 reais por mês, tem
um valor maior que um cliente que faz uma única compra de 1.500 reais e nunca
mais volta. (Publicado no Jornal de Piracicaba em 28/08/2016 - A3)
Nenhum comentário:
Postar um comentário