Publicado no Jornal de Piracicaba em 11/10/2016
As
ações de marketing vêm sendo aplicadas na gestão de imagem e planejamento de
carreira no mundo todo, sendo esse procedimento uma tendência dentro da
sociedade moderna. Ele foi compreendido durante grande parte de sua existência
como algo destrutivo, manipulativo, invasivo e pouco profissional. Concebe-se
que o marketing é utilizado com exclusividade pelas empresas com fins
lucrativos, o que não procede, pois também pode ser usado por outros tipos de
organização e mesmo por profissionais liberais. Para se compreender o marketing
aplicado ao profissional de coach, é necessário
estudar as relações de troca (transação) – a troca é o ato de obter um serviço
desejado por alguém – entre o coach e
seu cliente coachee, o qual, em
contrapartida, oferece dinheiro como forma de pagamento pelo serviço recebido
desse profissional. Refere-se a uma atitude resultante da comparação das
expectativas do coachee com a
percepção do serviço recebido pelo coach.
É importante considerar em primeiro lugar que o marketing deve ocorrer antes
que se conclua qualquer processo de coaching
voltado para a ação que apoiará e oferecerá suporte e motivação ao coachee em direção a seu objetivo
proposto. E em segundo lugar, que ele se baseia em necessidades e desejos de um
determinado segmento de cliente. Como profissional, o coach poderá atuar nas diversas modalidades de coaching, por exemplo, self,
life, carreira, business, executive entre
outras. O marketing eficaz é orientado em função do coachee (do cliente), e não do coach;
portanto, nessa perspectiva, a necessidade e os desejos devem pautar-se no
cliente. As ações de marketing que tentarem impor uma oferta que não
corresponda ao segmento selecionado pelo coach
para atuar provavelmente fracassarão. O segredo para se obter bons resultados em
longo prazo na visão de qualquer profissional de coach consiste em oferecer um serviço que atenda às necessidades e
aos desejos de seus coachees de forma
que lhes facilite o acesso a esse serviço, tendo como foco proporcionar-lhes
valor e satisfação. Por exemplo: numa modalidade de coaching de carreira, poderá focar na orientação profissional, nos
ciclos de carreira como pré-aposentadoria, transições e crises na carreira,
sucessão, desenvolvimento de competências e elevação de desempenhos para fases
de carreira. Como todo profissional, o coach
precisa posicionar-se no mercado em que realiza o processo de trocas no qual
oferece um serviço. E seu cliente somente experimenta esse serviço no ato da
aquisição dele. Sugerem-se algumas ferramentas que se julgam importantes para o
profissional que deseja se utilizar do marketing como um processo social e
gerencial para atrair o coachee- cliente a saber: - definir o
público-alvo: no momento em que você
decide quem é seu público-alvo, foca sua atenção para ajudar esse seleto grupo
de pessoas e temos a grande chance de atingi-lo mais rápido e de forma certeira;
- definir missão, visão e valores é
um dos itens fundamentais pois é ele que dá sentido à nossa jornada pessoal ou
profissional; - posicione-se como autoridade, ou seja, como um especialista em
um assunto. Quando um profissional se posiciona com autoridade, as pessoas
tendem a prestar atenção nele e até seguir o que ele diz; solucione problemas o
coachee não quer contratar a sua profissão, ele quer contratar solução para
o problema dele;- apresente seu trabalho quem não é visto não é lembrado,
apareça mostre seu trabalho, esteja em evidência e saia do anonimato, da
invisibilidade; ter autoconfiança quem
não confia em si mesmo, não passa credibilidade; - construa sua rede de
contatos, seu networking, e cultive-a;-
descubra o que você tem de melhor, quais são suas qualidades enquanto
profissional, e mãos à obra. Focar nos problemas retarda nossas ações, aumenta
nossos medos e nos impede de agir. Quais são seus pontos fortes, suas âncoras?
Aos 45 anos me dei de presente um investimento em meu futuro, fiz coaching de carreira que alem de me empoderar me ajudou em muito a dar novos rumos a minha vida profissional. Muitos profissionais e eu me incluía entre eles costumam transferir essa responsabilidade para as empresas um erro que pode ser fatal.
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