3 de out. de 2016

Tendências do marketing digital

Tendências do Marketing Digital em 2016. Conheça quais são as principais tendências do marketing online para o ano de 2016.


O Brasil, apesar dos problemas causados pela crise econômica, passa por um momento muito interessante nesta área com cada vez mais empresas buscando uma posição de destaque na Internet.

A expansão da base de computadores nos lares brasileiros e mais recentemente o crescimento dos acessos através de dispositivos móveis coloca o marketing digital como uma imposição para empresas de todos os tamanhos, principalmente diante da necessidade de gerar novos negócios e buscar novas oportunidades.
Uma das tendências do marketing digital  que parece mais forte, em termos de participação setorial é o aumento significativo da presença de pequenas e médias empresas no mercado online.
Em nossos treinamentos temos percebido o interesse cada vez maior dos pequenos e médios empresários por iniciar sua participação nas mídias online.
Marketing de conteúdo
Uma das principais maneiras para as marcas estabelecerem sua autoridade e ganharem a confiança dos consumidores é a criação de conteúdo que agregue valor e informação ao dia a dia das pessoas.
Isso geralmente envolve informações relevantes sobre o mercado que esclarecem ou entretêm o público.
Inbound Marketing permite que uma empresa construa progressivamente um relacionamento com seu público alvo e dessa forma conquiste a confiança e preferência das pessoas. O marketing de conteúdo desponta como uma das grandes tendências do marketing digital e deve se destacar em blogs e outras mídias sociais.
Outro motivo para apostarmos muito no marketing de conteúdo como uma das principais tendências do marketing digital  é o custo deste tipo de estratégia. Em tempos de mídias pagar ficando cada vez mais caras, com os preços do AdWords indo as nuvens e Facebook Ads idem, as táticas de Inbound Marketing custam 60% menos que as ações do marketing convencional. 

Estratégias de remarketing cada vez mais eficientes

Em poucas palavras, o remarketing funciona através da utilização de cookies do navegador para rastrear os sites que os usuários visitam.
Uma vez que saem de um determinado local , os produtos ou serviços por eles vistos serão mostrados a eles novamente em anúncios em diferentes websites. 

SEO – Indicações sociais ganharão mais importância

Não há mais dúvida que as menções em redes sociais exercem um forte impacto sobre o trabalho de SEO , conforme já foi admitido pelo próprio Google, e essa é uma das tendências do marketing digital que deve ficar ainda mais evidente.
Muito embora, prever quais serão as modificações futuras dos algoritmos dos principais buscadores como o Google, seja difícil, é bastante provável que as ações em mídias sociais venham a se igualar ou até mesmo superar em termos de importância, nas estratégias de link building.
Outro ponto que merece destaque entre as tendências do marketing digital é o SEO local. Com o aumento do tráfego através de dispositivos móveis, esse segmento do processo de otimização de sites para ferramentas de busca deve ganhar ainda mais relevância.

Links Patrocinados – Mais um round na luta Google x Facebook

Outra tendência forte para o marketing digital em 2016 é um acirramento da luta entre o Google e o Facebook na área dos links patrocinados. O AdWords tem perdido muito espaço para os Facebook Ads, o que vem preocupando muito a equipe de Mountain View. A reposta tem sido recursos cada vez mais sofisticados no Google AdWords e um poder de segmentação cada vez maior.
Outra tendência, esta específica aqui do Brasil, é uma pequena redução no custo de veiculação desses anúncios, principalmente no Google AdWords, já que a procura por esse tipo de publicidade online, sofreu um grande impacto em função da crise, e como o sistema funciona na forma de leilão, a competição ficou ligeiramente menor.

Redes sociais ainda mais ativas

As redes sociais já fazem parte do dia a dia do brasileiro e a tendência é que se tornem cada mais presentes em função da expansão da base de dispositivos móveis no país. No caso do Facebook, mais de 70% dos acessos no Brasil são feitos através de smartphones ou tablets.
Também no comércio eletrônico devemos observar um uso cada vez maior das mídias sociais com uma integração cada vez maior às plataformas de e-commerce, principalmente em função do Botão Comprar lançado 2016 tanto no Twitter quanto no Facebook.
marketing nas mídias sociais já é uma realidade no comércio eletrônico e ao longo do tempo a perspectiva é que se torne cada vez mais sofisticado, tendo o Facebook Marketing como destaque no Brasil.

Big Data cada vez mais decisivo

Conheça as principais tendências do marketing online em 2016 e não fique para trazO poder nos dias de hoje tem um nome: Informação. Por isso o Big Data tende a se tornar cada vez mais importante para o planejamento e definição das estratégias demarketing digital.
Na parte de web analytics tivemos este ano importantes avanços em termos de ferramentas no Google Analytics que o deixaram ainda mais completo, nos permitindo cada vez mais obter detalhes e informações sobre os acessos em nossos sites e resultados de campanhas de marketing online.
A tendência é de que novos avanços aconteçam e até mesmo sistemas de inteligência artificial, também conhecidos como redes neurais venham a ter uma presença cada vez mais no arsenal de ferramentas do marketing online.

Mobile marketing será imperativo

Devido ao uso generalizado e crescente de dispositivos móveis no Brasil, estruturar campanhas de marketing digitalcom suporte para dispositivos móveis será essencial.
Quer se trate de criar uma versão móvel alternativa de um site ou utilizando web design responsivo, é importante para proporcionar uma experiência positiva para os usuários que estão navegando através de um dispositivo móvel. Além do mais, o próprio Google este ano colocou como diretriz para o processo de SEO, que o site que não for responsivo será punido em termos de posicionamento em sua ferramenta de busca.
Se as marcas não optarem por esse caminho o resultado será a perda de clientes para concorrentes que se adaptaram a esta tendência. Como a mudança de PCs tradicionais e laptops para dispositivos móveis continua, as empresas que não estiverem prontas para essa transição correrão o risco de sofrerem pesadas perdas.

Email marketing cada vez mais segmentado e responsivo

Outra tendência forte é a segmentação cada vez maior nas campanhas de email marketing. É o fim do email marketing como veículo de comunicação em massa, como foi tratado no Brasil durante muito tempo, e o retorno da abordagem do marketing de relacionamento.
A personalização e segmentação das campanhas fará toda a diferença. Outra tendência muito forte é a adaptação das peças publicitárias desenvolvidas para esse meio à realidade multitela e responsiva que vivemos nos dias de hoje.

Carreira mais um ano em alta

Para os profissionais de marketing digital,  promete ser mais um ano de grandes oportunidades e muito trabalho. A carreira em marketing digital nunca esteve tão valorizada e cada vez mais as empresas buscam formar suas próprias equipes para fugir dos altos custos das agências digitais no país.
A falta de mão de obra realmente qualificada vem pressionando os salários no marketing digital para cima, tendência que já dura mais de cinco anos e deve continuar. Profissionais com uma boa formação devem continuar sendo muito disputados por agências e empresas o que continuará a pressionar a remuneração.

Pequenas e médias empresas adotarão definitivamente o marketing digital

Que o marketing na Internet já era uma tendência ninguém duvida, o problema é que muitas empresas parecem ter ignorado isso e agora estão tendo que correr atrás do tempo perdido.
A presença de pequenos e médios empresários em nossos cursos sobre marketing digital é cada vez maior, disputando espaço com estudantes de marketing, publicidade e jornalismo, que sempre foram a grande maioria nesse tipo de treinamento.
A tendência é que as pequenas empresas se rendam finalmente a mídia digital, o que deve provocar um sensível aumento da demanda por este tipo de serviço e profissionais do setor. Afinal de contas, o marketing digital para pequenas e médias empresas não é mais uma opção e sim uma imposição do mercado. Academia do Marketing

2 comentários:

  1. Olá Professor! Bem legal o texto! Estou trabalhando com 2 turmas atualmente (Informática e Hospedagem) cm o tema de redes sociais. Esse material vai ajudar muito.

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  2. Fico feliz por ajudar. Abraço e sucesso

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