16 de nov. de 2016

Mestrado Profissional ou MBA




Publicado no Jornal de Piracicaba em 15/11/2016

A expansão de cursos de pós-graduação está ocorrendo de forma acelerada no Brasil, sobretudo, devido ao avanço dos cursos de educação continuada, conhecidos por MBA - Master of Business Administration. A pós-graduação diz respeito a cursos e programas de nível superior que compreendem desde simples cursos de aperfeiçoamento, especialização, mestrados até doutorado. 

Em um mercado onde se exige cada vez mais conhecimentos, a importância em dar continuidade nos estudos requer atenção ao selecionar um curso de pós-graduação, é preciso que o candidato saiba escolher qual a melhor modalidade para atender aos objetivos de sua carreira. Cursar uma pós-graduação colabora e melhora no desempenho da carreira. 

Para melhor compreender e definir a pós-graduação e os cursos que dela fazem parte, cabe compreender suas especificidades. O MBA foca negócios, mesmo para quem já está no mundo dos negócios, a diferença entre MBAs e outros tipos de pós-graduação é motivo de duvidas. 

O MBA é um curso voltado principalmente à executivos, que discute questões da prática profissional de negócios e gestão. Antes de escolher um MBA, vale a pena pesquisar o currículo oferecido e sua aceitação no mercado e nos órgãos certificadores de qualidade, bastante comuns no exterior. 

No Brasil, a Associação Nacional de MBA (Anamba) credencia cursos, com base em critérios como carga horária, currículo e formação do corpo docente. Já os cursos de mestrado profissional, acadêmico e doutorado são monitorados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do Ministério da Educação responsável por avaliar estas modalidades de cursos de pós-graduação. 

A modalidade de curso Mestrado Profissional confere o titulo de mestre, além da capacitação de alto nível onde o conhecimento adquirido no curso e na sua pesquisa pode ser aplicado imediatamente, uma vez que, o referencial teórico sustentará a pesquisa aplicada. Os Mestrados Profissionais são reconhecidos como necessidade e rota alternativa de formação, para o atuar no mercado, ensino e na pesquisa é uma tentativa de orientar o ensino para a aplicação. 

No Brasil, o termo "mestrado" é usado indiscriminadamente, fato que gera as atuais distorções no reconhecimento de formações como Master of Business Administration (MBA) e os Mestrados Profissionais. Os cursos de Mestrados Profissionais apresentam uma orientação mais voltada ao mercado, os alunos são imersos em processos de capacitação bem mais demorados. 

Após a formação em disciplinas específicas, um longo período é dedicado à formulação de um problema inédito que contenha em si a semente de um novo conhecimento. 

Os Mestrados Profissionais estão consolidados como programas de formação profissional de alto nível, diante da necessidade do país de criação e desenvolvimento de inovações tecnológicas, em compasso com os desafios que se apresentam no cenário mundial. Já os MBAs modalidade lato sensu, os alunos além de ser bem-sucedidos nas avaliações das disciplinas, devem produzir um relatório final, comumente chamado de monografia ou trabalho de conclusão, ao longo do período de duração dos cursos. 

A atividade de pesquisa que produz essas monografias tem sentido amplo, ou lato sensu, por consistir na aplicação de ferramentais teóricos aprendidos durante o curso para a solução de problemas específicos da área de estudo. Caso deseje escolher entre um curso de pós-graduação Mestrado Profissional ou MBA, considerar seus objetivos profissionais saiba localizar, reconhecer, identificar e sobretudo, utilizar a pesquisa de modo a agregar valor a suas atividades, sejam essas de interesse mais pessoal ou mais social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário