10 de set. de 2009

Ganhar a vida não é mais suficiente.
O trabalho tem de nos permitir viver a vida também
Peter Drucker Marketing Hoje Hoje, o marketing deve ter como tarefa desenvolver ofertas de produtos ou serviços compatíveis com as exigências individuais dos clientes; deve-se procurar operar no marketspace e marketplace. O primeira vê o mercado como um lugar físico transformando-se em um espaço difuso, abrangendo qualquer localidade no planeta; e o outro, virtual, que se pode denominar de marketplace baseia-se no gerenciamento de atividades de informação permitindo diferenciação e customização. A premissa do marketing fundamenta-se no atendimento das necessidades do cliente procurando satisfazê-lo e criando valores. É nessa ótica que apresento o conceito de marketing, onde as exigências dos clientes e das forças competitivas vêm mudando a forma de se praticar o marketing. No entender do professor o marketing é definido como: conjunto de esforços criativos e táticos que devem ser utilizados para tornar acessível o produto-serviço ao mercado frente às mudanças ocorridas no macroambiente, gerenciando o relacionamento entre clientes, organizações e seus stakeholders (GIULIANI, 2006, p.8) GIULIANI, Antonio Carlos. Marketing Contemporâneo - novas práticas de gestão. Editora Saraiva, 2006.

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