19 de out. de 2009

Marketing ajuda o Brasil a se firmar como sede de eventos internacionais

País movimenta US$ 15 milhões com eventos internacionais e 90% dos turistas pretendem voltar, diz estudo da Embratur O Marketing está ajudando o Brasil a ser referência mundial em eventos e a Embratur inicia uma série de ações de comunicação digital para, cada vez mais, atrair turistas estrangeiros para o país. Programa de relacionamento, sites, displays on-line e ações mobile em aeroportos - esta ainda em fase de planejamento - formam o leque de ferramentas do Brasil que, visto o resultado até o momento, já dão uma prévia do que a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 podem gerar de receita para o país. A internet tem grande importância na estratégia da Embratur através do crescimento das redes sociais como fonte de informação confiável para muitos internautas. Apesar do sucesso destes novos canais, a Embratur acredita no impacto positivo gerado por uma estratégia de comunicação integrada que envolve desde os sites de relacionamentos até um programa de CRM. RJ se destaca entre as cidades brasileiras A pesquisa apresentada pela Embratur mostra a vontade da grande maioria dos turistas estrangeiros em voltar ao país depois de participar de um evento internacional. A permanência média destes consumidores é de seis noites no Brasil e o estudo mostra que 58% dos estrangeiros são influenciados a participar de um evento de acordo com o país-sede. No Rio de Janeiro, 21% dos turistas de outros países vêm para eventos internacionais antes da data prevista para conhecer a cidade, enquanto 18% estendem sua permanência após o evento. “A entrada e saída destes turistas no Brasil deve ser encarada como um produto”, aponta Jeanini Pires, presidente da Embratur. Foco em comunicação digital A Embratur já iniciou uma ofensiva digital para disseminar conteúdos sobre o país no exterior através de diversos projetos. “Destinamos 30% da verba de mídia para ações on-line. Criamos dois sites de informações e dicas para os turistas, displays on-line, presença nas principais redes sociais e estamos planejando uma ação mobile em aeroportos. Além disso, oferecemos um programa de CRM que já dura dois anos”, explica o consultor de Marketing da Embratur, Jaderson Alencar (foto), ao site. O programa de CRM da Embratur possui em sua base mais de 300 mil nomes entre pessoas jurídicas e físicas. A ferramenta permite à entidade realizar pesquisas on e off-line, base de dados segmentada de acordo com a busca do turista por praias, eventos, cultura. “Assim podemos entregar o que o consumidor ou o operador de viagens quer saber em relação ao Brasil”, ressalta Alencar. Brasil mostra a sua cara Desta forma, a Embratur pretende propagar a diversidade, a modernidade e os destinos brasileiros da forma como estes turistas querem ouvir. “A intenção é melhorar a formação da ‘marca’ deste país. Esperamos que, em curto prazo, as ações gerem demanda e que estes estrangeiros multipliquem as informações obtidas. À médio e longo prazo o objetivo é formar a imagem adequada do Brasil que buscamos com este posicionamento”, aponta o consultor de Marketing da Embratur. Mercado e Consumo

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