12 de nov. de 2009

Consumidor não: cliente

Está na hora de excluirmos o termo consumidor dos glossários do mundo de negócios?
As velozes mudanças que o mundo atual assiste induzem que a resposta seja sim; o consumidor cede lugar ao cliente. Essa mudança é muito mais que semântica, uma vez que consumidor é aquele que, de forma passiva, procura nos produtos, serviços e marcas a satisfação de suas necessidades e desejos, desde que eles estejam disponíveis no mercado. O cliente é aquele que estabelece uma ligação mais íntima de consumo especialmente com as marcas que lhes ofertam bens e serviços. O consumidor é aquele que se acostumou a esperar pelo que lhe fosse oferecido e o máximo que lhe era permitido era expressar pensamentos como: "seria bom se existisse um produto assim", ou então "como nunca ninguém pensou nisto", ou até mesmo "se eu fabricasse este produto, o faria desta e desta forma."
As empresas que mais rapidamente absorverem essas mudanças mais rapidamente também ocuparão o espaço na mente desses clientes e criarão os contornos de um cenário de maior relacionamento e, consequentemente, de maior fidelização, certamente traduzidos por resultados financeiros positivos. Os conceitos estão colocados e o terreno ainda se encontra bastante desimpedido para que as marcas desbravadoras apareçam e ocupem seus espaços de forma relativamente barata, uma vez que quanto mais marcas descubram esse único caminho a ser seguido, mais custoso será criar e implantar estratégias em busca desses objetivos.
Fonte: Mercado & Consumo

Nenhum comentário:

Postar um comentário