10 de nov. de 2009

O franchising cresce, amadurece e aparece

Depois do comércio eletrônico, o setor de franquias no Brasil é aquele que maior e mais consistente crescimento tem tido nos últimos anos. Deverá ter expansão de 14,5% no seu faturamento em 2009 e já projeta pelo menos 15% para 2010. São 1.460 redes de franquias neste ano, contra 1.379 em 2008, com um total de 80 mil franqueados. Um setor que cresceu, amadureceu nas suas práticas e processos, nos modelos de negócios e aparece de forma cada vez mais consistente no cenário econômico.
Inegavelmente, o aumento da participação de redes internacionais no Brasil, usualmente com modelos mais maduros e consolidados, em especial no final da década de 90, contribuiu para gerar referências que ajudaram nesse processo depurativo, criando as bases da quarta onda, a da Consolidação.A partir do novo século o setor de franquias no Brasil começou a viver um momento caracterizado pelo amadurecimento de todos os agentes envolvidos no processo. Franqueadores, consultores, prestadores de serviços, a mídia envolvida, os próprios dirigentes das entidades e também os franqueados que, mais informados e preparados no processo de negociação, também contribuíram para que mais fosse oferecido e de forma mais consistente e madura.
Já são 66 marcas brasileiras que levantaram o alvo e estão encarando o mercado global, aprendendo em pleno voo, ajustando a forma e os métodos e abrindo caminho para que outros mais possam ter a mesma iniciativa.
Fonte: Gouvea de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário