14 de dez. de 2009

P&G segue como maior anunciante do mundo

A Procter & Gamble segue como maior anunciante do mundo, segundo o ranking Top 100 Advertisers do Advertising Age, baseado nos dados de 2008. A P&G está à frente de Unilever, L’Oreal, General Motors e Toyota, que mantiveram suas posições em relação ao ranking do ano anterior. As mudanças ocorrem a partir da sexta posição, que deixou de ser da Ford, e agora é da Coca-Cola. A Johnson&Johnson está em sétimo, seguido pela montadora. Reckitt Benckiser e Nestlé fecham o Top 10, que perdeu a Honda. No Top 20, a maior subida foi do McDonald´s, de 19º para 14º lugar. Na América Latina, entretanto, assim como na África, a primeira posição é da Unilever. O ranking traz ainda os detalhes sobre os investimentos em cada país. No Brasil, a liderança é das Casas Bahia (o AdAge utilizou os dados do Ibope, que considera preço cheio de tabela), seguida por Unilever, AB Inbev, Ford e Fiat. Nenhum anunciante brasileiro está no ranking mundial, por causa de um dos critérios de eliminação, que é a necessidade de se ter operações em pelo menos três continentes. Do Top 10 brasileiro, Unilever, Anheuser-Busch Inbev, Ford, Fiat, Volkswagen e Colgate-Palmolive estão no ranking com suas matrizes. Casas Bahia, Bradesco e Caixa Econômica Federal não atendem ao critério de ser “global“. E a Vivo é uma joint-venture entre Portugal Telecom e Telefônica, esta última presente no ranking.
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