11 de fev. de 2010

100% natural

Tesco abre no Reino Unido o primeiro supermercado carbono neutro do mundo, com soluções inovadoras no uso dos recursos naturais
Sustentabilidade é uma das palavras de maior destaque no vocabulário do varejo nos últimos anos. O que há uma década era tratado como um nicho de mercado transformou-se em uma questão central na estratégia de negócios dos maiores varejistas globais. Empresas que perceberam que ser “verde” não ficava bem apenas para a imagem corporativa, mas também fazia muito sentido no balanço anual. Uma das empresas que mais vêm investindo nessa questão é a britânica Tesco. A varejista estabeleceu como meta reduzir em 50% sua emissão de carbono até 2020 (em relação a 2006) e ser totalmente carbono neutra em 2050, o que é uma tarefa gigantesca para uma companhia de quase US$ 100 bilhões. O primeiro passo foi dado pouco antes do Natal, com a abertura do primeiro supermercado do mundo a ser carbono neutro. A loja, que compensa todo o carbono gerado em sua construção e operação, está localizada em Ramsey, Cambridgeshire, e gera sua própria energia a partir de biocombustíveis, aproveitando o calor gerado na produção para o aquecimento do local. Como produz mais do que precisa para suas próprias necessidades, envia o excedente para a rede nacional de energia. O primeiro aspecto que chama a atenção é a arquitetura do ponto de venda.
A loja é feita de madeira, e não de metal, justamente para diminuir a emissão de carbono ao longo de todo o processo construtivo (cada metro de madeira usado economiza uma tonelada de carbono em relação ao metal). As madeiras usadas na estrutura foram coletadas de fontes. A estrutura da loja, em madeira, para reduzir o consumo de carbono em uma tonelada por metro; claraboias para aumentar iluminação natural; energia gerada em usina própria; e sistema de ventilação eficiente. O diagrama resume os diferenciais da loja, a primeira no mundo com impacto ambiental zero sustentáveis, certificadas, para garantir que houvesse o menor impacto ambiental possível. O ponto de venda coleta água da chuva para uso nos banheiros e no lava-rápido que funciona no estacionamento da loja. A iluminação também é um aspecto importante na loja de Ramsey: claraboias e aberturas no teto permitem que a luz do sol entre e reduzem o uso de luzes artificiais, tanto na área de vendas quanto na retaguarda. No estacionamento, os postes contam com coletores de energia solar, que alimentam as lâmpadas, e são usadas luzes LED, de menor consumo. Os sistemas de aquecimento e ar condicionado têm alta eficiência energética, aproveitando os movimentos naturais do ar quente e ar frio para troca de calor entre a loja e o ambiente externo. Os sistemas de ar condicionado, aquecimento e refrigeração (incluindo os displays de produtos congelados e resfriados) não utilizam componentes que agridem a camada de ozônio. Para diminuir o consumo de carbono ao longo da cadeia de suprimentos, a construção da loja contou com o maior número possível de fabricantes e fornecedores locais, da madeira da estrutura aos acabamentos. Oitenta por cento da equipe da loja mora em um raio de até três milhas do local. Repensando o ponto de venda em seus mais variados aspectos, dos materiais usados na construção à mão de obra, passando por inovações na geração de energia e no melhor aproveitamento possível dos recursos naturais, a Tesco mostra que é possível desenvolver uma loja com impacto ambiental zero. Bom para a natureza e bom para o futuro do planeta, sem deixar de ser bom financeiramente. Uma combinação vencedora.
Mercado & Consumo

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