26 de mai. de 2010

Ambev quer fazer da Brahma a cerveja do futebol

Patrocinadora da Seleção e da Copa da África do Sul, marca investe em clubes brasileiros

A Brahma pode se orgulhar por ser bicampeã do mundo. Patrocinadora da Seleção Brasileira desde 1994, a marca da Ambev esteve ao lado do Brasil na conquista de dois títulos do mundial e agora quer ser conhecida como a cerveja do futebol. Este ano, além de patrocinar a CBF, a Brahma é também patrocinadora oficial da Copa do Mundo da África do Sul. Por aqui, a marca conta ainda com parcerias comerciais com clubes como Portuguesa, Guarani, Vitória, Bahia, Cruzeiro, Atlético Mineiro e Ceará para se aproximar do consumidor que é também torcedor.

O último acordo da Brahma é com o Fluminense, primeiro clube do Rio de Janeiro a ter o apoio da marca. O contrato de cinco anos com o tricolor carioca é resultado do bom desempenho da Brahma na cidade. A Ambev não divulga resultados, mas garante que a marca foi a que registrou o maior crescimento no mercado. A parceria também é fruto da ligação entre os torcedores e o conceito de “guerreiro” que a marca promove.
“A Brahma é uma marca que tem a cara carioca. O brasileiro na sua essência é guerreiro, se esforça. Os torcedores também têm muito disso. Lutam como se estivessem em campo com os jogadores. A Brahma quer se aproximar deste consumidor”, afirma Rafael Pulccineli (foto), Gerente Corporativo da Brahma, durante o anúncio do acordo entre a marca e o clube carioca.
Marca quer estar próxima dos consumidores
A ligação do consumidor de cerveja com o futebol é clara e é por isso que a Brahma quer garantir a sua fatia neste segmento. A parceria com o Fluminense é baseada em três pilares: clube, torcida e responsabilidade social. O último refere-se à importância de combater a violência nos estádios de futebol. Já o compromisso com o clube inclui reformas na sede e até mesmo a revitalização dos bares do Fluminense Football Club, no bairro das Laranjeiras.
Os torcedores, no entanto, são o principal foco. “A Brahma conduzirá as ações de futebol. Tudo que estiver ligado ao esporte terá a marca. Não temos a pretensão de ter visibilidade na camisa, somos parceiros comerciais, o que é diferente do patrocínio. Queremos estar junto do consumidor com ações de Marketing”, explica Pulccineli em entrevista ao Mundo do Marketing.
Manter a proximidade com o consumidor e formatar as ações que serão realizadas principalmente no próximo semestre exige que a Brahma ouça o que o consumidor tem a dizer. “Queremos saber o que o torcedor espera de uma marca que é parceira do seu clube de coração, em que a Brahma pode ajudar, o que agregará de fato ao time”, conta Marcelo Tucci, Gerente de Marketing da Ambev no Rio de Janeiro, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Expectativa cresce com a Copa de 2014
Para isso, a empresa monitora o que é dito na internet. Tanto o site da Brahma quanto o do Fluminense servem como plataforma para o relacionamento. O modelo é aplicado em todos os outros clubes que têm parceria com a marca, com exceções de times do sul, por exemplo, em que a Polar – também do portfólio da Ambev – tem força regional e cumpre o papel da Brahma, ou dos clubes do nordeste que são apoiadas pela variante Brahma Fresh.
Uma das iniciativas do acordo com o Fluminense inclui a volta da revista do tricolor carioca. A princípio, a publicação será trimestral e distribuída para os sócios do clube. Outra ação são os bares temáticos. A marca definirá os locais em que os torcedores costumam se reunir para assistir aos jogos e fornecerá o kit para ambientar o ponto-de-venda, desde bandeirões e cartazes, até a geladeira da Brahma.
O mesmo acontece para a Copa do Mundo quando a marca disponibilizará materiais temáticos como bandeirolas. No varejo, os consumidores já encontram latinhas que carregam o escudo da Seleção. O site da Brahma também entrou na torcida. No endereço virtual, os internautas encontram informações sobre as ações da cerveja com foco no mundial, notícias e vídeos.
A expectativa da marca cresce ainda mais com a realização da próxima Copa do Mundo no Brasil. “Não podemos divulgar informações ainda”, diz o Gerente de Marketing da Ambev. “Mas posso dizer que a expectativa é grande e a Brahma será patrocinadora tanto da Seleção Brasileira quanto da Copa de 2014”, complementa o Gerente Corporativo da Brahma.
Por Sylvia de Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário