3 de mai. de 2010

Compartilhar é assustador?

Juliana Sawaia, gerente de marketing do Ibope Mídia, apresentou o conceito "sharing is caring"
O ProXXIma Garage recebeu a gerente de marketing do Ibope Mídia, Juliana Sawaia, para apresentar o conceito "sharing is caring", relativo à era do compartilhamento em que vivemos. Introduzindo o conceito através do trocadilho (is caring pode ser ouvido como scaring, assustador), ela começou explicando que na era do sharing, as pessoas se importam mais com a qualidade da informação do que com o lugar onde a encontram - graças às novas formas de se consumir conteúdo e informação.
O (cada vez maior) fortalecimento da internet no cotidiano deu um novo ritmo para o comportamento midiático. Isso porque os relacionamentos vêm tomando outras formas - o que é exemplificado pelo fato de que 16% das pessoas preferem falar virtualmente com seus conhecidos do que pessoalmente. No Brasil, as redes sociais alcançam 86% das pessoas com acesso à internet, o que demonstra um fenômeno social: o comportamento das pessoas, assim como das marcas, passa a ser influenciado pelos meios.
Isso mostra que vivemos uma fase de revolução no consumo, e que isto não está mais nas mãos das empresas. Com a instantaneidade que a internet proporciona, reclamar ou elogiar uma marca através das redes sociais acaba causando mais impacto do que se pode imaginar. O Twitter, por exemplo, faz com que uma crítica a determinada empresa potencialize-se através dos seguidores daquele que a faz.
A mesma coisa acontece com os elogios. Desta forma, a partir do momento em que a divulgação de determinada marca deixa de ser propaganda para ser conversa, passa a ser um processo mais cauteloso, principalmente para as marcas. Para finalizar, Juliana apresentou também o Buzzmetrics, ferramenta já consagrada no exterior e que chega ao Brasil a partir do mês que vem. A ferramenta procura ajudar a compreender e codificar conversas (em blogs, comunidades, redes sociais, etc) com o intuito de achar um resultado para análise, que permita às marcas ter conhecimento de tudo que é falado a respeito delas. Um monitoramento extremamente necessário - e que já deveria ter sido adotado pelas empresas brasileiras - sobre o principal conceito desta era: o compartilhamento.
Bruno Borin da Proxxima

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