1 de jun. de 2010

Um tiro no pé da Topper

A Topper tem inovado em sua estratégia de marketing ao ampliar seu campo de atuação além do futebol, esporte em que é conhecida há décadas. Ex-patrocinadora da seleção brasileira e do Corinthians, por exemplo, a empresa surpreendeu ao anunciar o patrocínio à desconhecida seleção brasileira de rúgbi. Foi uma boa sacada, já que o esporte deverá estar nas Olimpíadas do Rio, em 2016. A marca, que pertence à Alpargatas, também patrocina o tenista paulista Thomaz Bellucci, principal promessa no esporte depois de Gustavo Kuerten.

E é justamente com Bellucci, que acaba de se classificar às oitavas-de-final de Roland Garros (fato inédito para um brasileiro desde Guga em 2004), que a Topper comete um erro já experimentado por outras empresas, como a também brasileira Olympikus com Guga. O paulista joga com a roupa da Topper e, supostamente, com um calçado da marca. Mas, por supostos problemas de qualidade no tênis, Bellucci tem optado por usar um modelo da marca japonesa Yonex. Pior marketing, impossível. Se Bellucci recebe um bom dinheiro para jogar com o tênis da Topper e usa outro, por que alguém deveria pagar para usar o Topper?

Guga e a Olympikus passaram por situação idêntica em 2002. O brasileiro, àquela altura tricampeão de Roland Garros e número 1 do mundo, deixou a italiana Diadora e passou a usar o equipamento da Olympikus. Mas o tênis da empresa que pertence à Azaléia também não era lá essas coisas e Guga passou a usar um da japonesa Asics. A Asics, à época, era representada no Brasil pela Azaléia. O resultado é que a empresa tentou produzir um tênis melhor, não conseguiu e, meses depois, o contrato de patrocínio foi rompido.

A Topper precisa providenciar um equipamento à altura de seu patrocinado. Na próxima rodada, Bellucci, que já é o 26 do mundo, deverá encarar Rafael Nadal na quadra central de Roland Garros com transmissão para o mundo. Uma grande exposição, mas no lugar do tênis da Topper deverá estar o Yonex (obrigar o tenista a mudar de calçado agora seria um absurdo). Em vez disso, a empresa prefere dizer, quando questionada no Twitter, que o calçado usado por Bellucci é um Topper desenvolvido pela empresa com a ajuda do tenista. Um close da emissora de TV nos pés de Bellucci durante o primeiro set do jogo de hoje não deixa dúvidas: era um Yonex SHT 307

por Marcelo Onaga, Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário