4 de fev. de 2011

Prof. Giuliani lança Livro Internacional

Resultado de pesquisa desenvolvida pelo Prof. Antonio Carlos Giuliani sobre o Varejo Brasileiro, tendências e perspectivas é publicado em livro pela editora Lambert dos EUA, com o título "Retail in Brazil: trends and perspectives" o lançamento ocorreu na primeira semana de fevereiro.

O livro pode ser adquirido pela Amazon.com

Buscando contribuir com novas práticas de gestão do varejo, o livro aborda uma análise do varejo brasileiro, suas tendências, possíveis ações estratégicas que estão sendo adotadas em um mercado emergente.

Os temas apresentados em forma de capítulos certamente representam uma adição significativa para diretores, gestores, pesquisadores do setor de varejo.

O leitor terá conhecimento de como o setor comportou-se em um período com altas taxas inflacionárias, várias crises econômicas e no contexto contemporâneo apresenta estratégias de crescimento.



Os capítulos oferecem reflexões acerca das seguintes abordagens:

O capítulo I – Varejo, apresenta o conceito de varejo, seu desenvolvimento em termos de Estados Unidos e Brasil.

O segundo capítulo Composto de Marketing no Varejo, aborda o composto denominado de “6 Ps” do varejo: produto, preço, promoção, praça, apresentação e pessoas.

O Varejo Brasileiro, cenário entre o período de 1970 e 2010, os impactos econômicos, políticos e sociais são apresentados no terceiro capítulo.

O capítulo IV – Varejo no Brasil – tendências e perspectivas, avalia as mudanças que estão ocorrendo no contexto contemporâneo brasileiro.

Os impactos nas ações estratégicas, como repensar o varejo brasileiro pautado na qualidade de produtos, serviços e frente a um novo consumidor é apresentado no capítulo cinco.

Para o autor a realidade do varejo no Brasil é que temos um setor mais preparado, mas que necessita buscar melhoria contínua de sua performance, e com grande importância na cadeia de valor da indústria.

A maior preocupação, ao realizar a pesquisa, foi procurar compreender a realidade e investigar uma reflexão sobre um futuro próximo, contribuindo para reinventar o varejo no Brasil.

Para avançarem internacionalmente, as organizações varejistas de mercados emergentes devem estar preparadas para competir fortemente com as empresas globais em seus mercados de origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário