8 de mar. de 2012

O que esperar do franchising em 2012?












As facilidades de uma marca reconhecida no mercado fazem grande diferença na hora de realizar o sonho do próprio negócio. Mas com um cenário econômico mundial tão turbulento e incertezas sobre o crescimento do mercado interno, o que esperar do franchising em 2012?
Negócio formatado, testado e aprovado. Pronto para ser aberto e trabalhado. As franquias realmente se despontam como uma atrativa opção para aqueles que desejam empreender.
  As facilidades de uma marca reconhecida no mercado fazem grande diferença na hora de realizar o sonho do próprio negócio. Entretanto, com um cenário econômico mundial turbulento, crises em alguns países europeus e incertezas sobre o crescimento do mercado interno, o que esperar do franchising em 2012?

Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no ano de 2011 estava previsto um crescimento de 15% na comparação com 2010. Ou seja, um faturamento de R$ 86 bilhões. Para 2012, a Associação também prevê uma expansão de 15% no faturamento, 8% no número de marcas, e 9% a 10% na quantidade de unidades.

Hoje, o principal desafio para quem ingressa nesse segmento é a localização de um ponto comercial estratégico, que possa garantir à futura unidade certa visibilidade junto ao público-alvo. O custo elevado dos imóveis, tanto em shopping centers quanto nos bairros de cidades de médio e grande porte, tornam mais difícil o desafio de alcançar o sucesso, ainda mais para um empreendedor sem muita experiência.

Depois, mas não menos importante, é o interesse e as informações que alguns futuros franqueados possuem quando desejam entrar nesse segmento. Apesar de o conceito ter mudado muito nos últimos anos, alguns empresários ainda acreditam que pertencer a uma marca reconhecida seja suficiente para o negócio prosperar. Quem acredita que “arregaçar as mangas” para a empresa crescer é apenas tarefa dos empregados, se engana e pode estar fadado ao fracasso.

A crise na Europa torna a América do Sul, e principalmente o Brasil – centro das atenções de investidores estrangeiros - um dos principais mercados de internacionalização de franquias, atraindo assim, marcas de fora, que ainda não atuam no País.

As franquias de serviços despertam como uma tendência no atual cenário. Além de trazerem know-how ao empresário, elas não necessitam de ponto comercial em shopping centers ou ruas de grande circulação, fato que naturalmente encarece o negócio. O trabalho e o relacionamento que o franqueado deve ter nessa modalidade também mostrarão muito o lugar que o mesmo deseja chegar, já que, diferente de franquias varejistas, o empreendedor não terá um espaço físico com produtos tangíveis para serem mostrados aos consumidores.

Crises econômicas sempre existirão. A diferença entre o sucesso e o fracasso das empresas, sejam elas franquias ou não, é como o empreendedor age durante esses cenários de incertezas. Enxergar oportunidades, negócios e soluções em tempos em que todos acreditam que tudo possa piorar é um diferencial. Se os empreendedores pensarem (e agirem) dessa forma, 2012 será um ano muito promissor.

Batista Gigliotti é presidente da Fran Systems, consultoria em desenvolvimento de negócios e de franquias.

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