16 de abr. de 2012

No caminho da profissionalização

Cada vez mais, o trade marketing ganha espaço no ponto de venda, porque é neste local que se completa todo o ciclo de investimentos de uma indústria de bens de consumo. De nada adianta realizar investimentos milionários em propaganda e desenvolvimento do produto se o shopper não o localizar no ponto de venda.

 Uma ação de um concorrente pode facilmente reverter a venda de um produto que o shopper tinha por desejo comprar , explica Jonathan Dagues, membro da diretoria da Associação de Marketing Promocional (Ampro) e CEO da Work Able, agência do segmento de promoção e merchandising. Tudo o que se investe em trade marketing gera retorno, ele garante. Apesar da importância, há ainda muitas dúvidas em relação ao próprio conceito, às ações, expectativas e retornos. 

Os eventos customizados são, cada vez mais, uma importante ação de marketing, pois além de promover o produto ou serviço em questão, promovem também relacionamento e uma experiência , afirma a diretora executiva de marketing e novos negócios do Ibope Inteligência, Laure Castelnau. Pode-se concluir que as melhores práticas de trade marketing, na visão de todos os públicos consultados (agência, cliente, lojista, especialista), abrangem ações efetivas em quatro aspectos. 

O primeiro deles é a manutenção de relacionamento próximo com clientes, lojistas e consumidores, para compreender e atender suas necessidades e expectativas. A definição dos processos e ferramentas antes de cada trabalho e o controle durante a realização do trabalho foi outro aspecto destacado, assim como o fornecimento constante de informações financeiras, de logística, posicionamento na loja, giro, estoque, exposição etc. e a melhora na qualificação dos profissionais envolvidos, por meio de treinamento e ampliação do conhecimento estratégico e de negócio.
Por SANDRA REGINA DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário