Antonio
Carlos Giuliani
Acompanhar o cenário global é
fundamental para oxigenar a mente e gerar novas estratégias para o seu negócio.
A capacidade de filtrar as informações e
adequá-las ao mercado nacional, é um exercício importante.
O NRA Show, um dos eventos mais abrangentes no segmento da alimentação fora do lar, sempre aponta
as tendências que prometem transformar o
setor. Além dos novos negócios vindos de fora no setor do foodservice, o Brasil
vivencia um processo de valorização do setor, impulsionado pela demanda
crescente de novos consumidores nos últimos dez anos.
Esse setor em franco crescimento aponta para
outras formas de atender o consumidor, a
grande oportunidade do mercado é o “Food Truck”. O Mercado de 'food trucks' desponta como
tendência de bom negócio para 2015 nas ruas do Brasil.
Traduzido do inglês,
"caminhão de comida" ou “carro de comida” é um espaço móvel que
transporta e vende comida, podem ser
compreendidos como restaurantes
sobre rodas, tendência de bom negócio, por causa do diferencial da mobilidade. Não
há nada mais urbano, móvel e social do que o food track, conceito que surgiu
nas ruas de Nova York e vem conquistando o paladar dos consumidores em São
Paulo.
A atividade é um excelente laboratório
para quem pretende analisar um nicho de culinária, produtos conceito ou uma
clientela de uma região especifica antes de investir em uma estrutura fixa. Em
Nova York são mais de três mil food trucks circulando na Big Apple.
Algumas cidades no Brasil já
regulamentaram leis para incentivar o segmento e a atividade. Em grandes
centros comerciais o investimento gira em torno de R$ 200 mil, servindo em
quatro horas 200 refeições, gerando
faturamento de R$ 4 mil por dia. Em São Paulo já tem um food park,
estacionamento que funciona como praça de
alimentação a céu aberto.
O fenômeno é uma característica
dos grandes centros urbanos, devido à crescente demanda por velocidade,
variedade e mobilidade. O Shopping Center Iguatemi, atraiu o ícone da comida de rua para dentro do seu centro de
compras, reunindo no lançamento e durante dois dias sábado e domingo 25 mil pessoas.
Muitos empreendedores sonham em
ter o seu próprio negócio, o mercado de comida de rua está em plena expansão,
mas o empreendedor precisa pesquisar muito antes de investir capital no
negócio. O foco inicial de qualquer pessoa que deseja investir em um food truck
deve ser no produto. Ninguém abre um restaurante, sem saber o que vender.
É importante ressaltar que o dia a
dia na rua não é fácil, é preciso conhecer a parte poética e filosófica, além
de lidar com os clientes deve ficar de olho na meteorologia você irá lidar com
sol, chuva, vento e frio. Há outros fatores como o trânsito, para se deslocar
até o ponto de venda, trabalhar na rua exige um esforço físico muito maior.
Outros passos para quem deseja
iniciar a atividade é contratar uma
empresa contábil, ter auxílio de um profissional de advocacia, ter um capital
de giro mensal e registrar funcionários são indispensáveis. Esse mercado exige
mão de obra com horários flexíveis, pois é uma ideia itinerante, é preciso
conhecer sobre a legislação trabalhista.
Pesquise muito sobre o negócio, a
pesquisa de mercado é indispensável para começar qualquer tipo de negócio,
procure conversar com empreendedores do
ramo para buscar informações e sanar dúvidas. Investir na infraestrutura, o veiculo
selecionado não servirá só como meio de locomoção, mas também será o local da
montagem dos pratos ou lanches.
Por isso, o ideal é avaliar se
tudo está de acordo com a maneira como você trabalha e com o produto que você
deseja oferecer. Em um food truck os clientes estarão acompanhando de perto
como você manuseia os alimentos, os cuidados com higiene e conservação dos
produtos são indispensáveis, também deve ter um lugar de apoio e com condições
de higiene exigidas para armazenar o estoque.
Estabelecer parcerias, verificar a
possibilidade de comércios, que desejam promover eventos em parceria com food
trucks, em estacionamentos privados ou mesmo participar de eventos e feiras
gastronômicas, são boas oportunidades. Não dá para dissociar do food trucks a tecnologia,
é um meio para facilitar a vida seja por
meio de aplicativos para facilitar o pedido ou para facilitar o pagamento.
Caso deseje optar pela
oportunidade de negócio, recomendo seguir os pontos apresentados para investir
de forma correta, além de dedicação e
persistência. O sucesso virá do resultado do esforço e da determinação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário