27 de fev. de 2015

Food Truck Valorização

Antonio Carlos Giuliani

Acompanhar o cenário global é fundamental para oxigenar a mente e gerar novas estratégias para o seu negócio. A capacidade de filtrar as informações e  adequá-las ao mercado nacional, é um exercício importante.
O NRA Show, um dos  eventos mais abrangentes no segmento da  alimentação fora do lar, sempre aponta as  tendências que prometem transformar o setor. Além dos novos negócios vindos de fora no setor do foodservice, o Brasil vivencia um processo de valorização do setor, impulsionado pela demanda crescente de novos consumidores nos últimos dez anos.
Esse  setor em franco crescimento aponta para outras formas de  atender o consumidor, a grande oportunidade do mercado é o “Food Truck”. O  Mercado de 'food trucks' desponta como tendência de bom negócio para 2015 nas ruas do Brasil.
Traduzido do inglês, "caminhão de comida" ou “carro de comida” é um espaço móvel que
transporta e vende comida, podem ser  compreendidos como  restaurantes sobre rodas, tendência de bom negócio, por causa do diferencial da mobilidade. Não há nada mais urbano, móvel e social do que o food track, conceito que surgiu nas ruas de Nova York e vem conquistando o paladar dos consumidores em São Paulo.
A atividade é um excelente laboratório para quem pretende analisar um nicho de culinária, produtos conceito ou uma clientela de uma região especifica antes de investir em uma estrutura fixa. Em Nova York são mais de três mil food trucks circulando na Big Apple.  
Algumas cidades no Brasil já regulamentaram leis para incentivar o segmento e a atividade. Em grandes centros comerciais o investimento gira em torno de R$ 200 mil, servindo em quatro horas  200 refeições, gerando faturamento de R$ 4 mil por dia. Em São Paulo já tem um food park, estacionamento que funciona como praça de  alimentação a céu  aberto.
O fenômeno é uma característica dos grandes centros urbanos, devido à crescente demanda por velocidade, variedade e mobilidade. O Shopping Center Iguatemi, atraiu o ícone da  comida de rua para dentro do seu centro de compras, reunindo no lançamento e durante dois dias sábado e domingo  25 mil pessoas.
Muitos empreendedores sonham em ter o seu próprio negócio, o mercado de comida de rua está em plena expansão, mas o empreendedor precisa pesquisar muito antes de investir capital no negócio. O foco inicial de qualquer pessoa que deseja investir em um food truck deve ser no produto. Ninguém abre um restaurante, sem saber o que vender.
É importante ressaltar que o dia a dia na rua não é fácil, é preciso conhecer a parte poética e filosófica, além de lidar com os clientes deve ficar de olho na meteorologia você irá lidar com sol, chuva, vento e frio. Há outros fatores como o trânsito, para se deslocar até o ponto de venda, trabalhar na rua exige um esforço físico muito maior.
Outros passos para quem deseja iniciar a  atividade é contratar uma empresa contábil, ter auxílio de um profissional de advocacia, ter um capital de giro mensal e registrar funcionários são indispensáveis. Esse mercado exige mão de obra com horários flexíveis, pois é uma ideia itinerante, é preciso conhecer sobre a legislação trabalhista.
Pesquise muito sobre o negócio, a pesquisa de mercado é indispensável para começar qualquer tipo de negócio, procure  conversar com empreendedores do ramo para buscar informações e sanar dúvidas.  Investir na infraestrutura, o veiculo selecionado não servirá só como meio de locomoção, mas também será o local da montagem dos pratos ou lanches.
Por isso, o ideal é avaliar se tudo está de acordo com a maneira como você trabalha e com o produto que você deseja oferecer. Em um food truck os clientes estarão acompanhando de perto como você manuseia os alimentos, os cuidados com higiene e conservação dos produtos são indispensáveis, também deve ter um lugar de apoio e com condições de higiene exigidas para armazenar o estoque.
Estabelecer parcerias, verificar a possibilidade de comércios, que desejam promover eventos em parceria com food trucks, em estacionamentos privados ou mesmo participar de eventos e feiras gastronômicas, são boas oportunidades. Não dá para dissociar do food trucks a tecnologia, é um  meio para facilitar a vida seja por meio de aplicativos para facilitar o pedido ou para facilitar o pagamento.

Caso deseje optar pela oportunidade de negócio, recomendo seguir os pontos apresentados para investir de forma correta, além de  dedicação e persistência. O sucesso virá do resultado do esforço e da determinação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário