O varejo brasileiro é
um segmento em grandes transformações, foi no início dos anos 2000, que assumiu
um papel importante no panorama empresarial do Brasil. Sua importância é
indiscutível, vamos imaginar se todos os produtos fossem distribuídos aos
consumidores finais pelos próprios fabricantes.
Teriam uma logística impensável, assim como os próprios
clientes viveriam nas portas das suas casas, em função das constantes visitas
de fornecedores. Mesmo que os fabricantes optassem por ter suas próprias lojas
de varejo, imaginemos o custo como se elevaria, ocasionando impacto negativo
sobre os preços finais dos produtos.
Em meio a esse contexto, surge a figura do varejista, aquele
que compra para revender, que assume os
riscos da armazenagem, prestando assim, inestimável serviço à sociedade. Para o
varejo, na visão da grande maioria, a percepção do que é marketing, está ligado a apenas um de seus componentes,
a propaganda.
Sabemos que o marketing
deve ser uma filosofia dos negócios, e deve iniciar de dentro da empresa para fora, enquanto, o público interno não
souber da importância do marketing, prevalecerá o marketing como sendo sinônimo
de vendas, propaganda e até enganação. Em alguma medida, todas as organizações
fazem marketing, a questão é que algumas o fazem de forma sistematizada,
enquanto outras de forma esporádica e, até, intuitiva.
Para desmistificar a aplicabilidade do marketing para o
varejo, aponto algumas recomendações para o varejo, nesse cenário econômico,
com previsão de alta de inflação e queda
no consumo. Para fazer a gestão do marketing no varejo, deve-se gerenciar o
presente, esquecer seletivamente o passado e criar o futuro.
Gerenciar o presente, envolve conhecer o ambiente no qual a
empresa está inserida, incluindo o cliente e demais stakeholders. Esquecer seletivamente o passado, remete a valorização das experiências
acumuladas, para manutenção de clientes e mercados, ao mesmo tempo em que se
deve abandonar praticas que, não representam valor para o cliente, e nem para
organização.
Criar o futuro, significa praticar marketing com foco nos
valores morais e éticos das organizações, assim como no seu respeito às
questões socioambientais. Para empresas
duradouras, o marketing deve pautar-se em valorizar as pessoas, não os ativos,
ser uma empresa voltada ao aprendizado.
A antiga filosofia da relação entre empresas e sociedade,
fazia crer que “ o que é bom para as
empresas é bom para a sociedade!” A nova filosofia, contempla “o que é
bom para a sociedade é bom para as organizações”. Tratar o cliente de forma
diferenciada, identificar as diferenças
de cada cliente é compreender que o mercado não pode ser julgado, mas
entendido e atendido.
Dar razões para o cliente comprar mais do que preço,
entender que o cliente não compra só preço, ele espera receber mais do que um
produto, junto do qual está à marca, a
comunicação que transmita confiança, solução de problemas, satisfação,
encantamento.
Acompanhar e antecipar-se
à evolução do mercado, propicia à empresa ir além do foco “No cliente para o
foco Do cliente”, descobrindo a cada processo evolutivo, o que ele espera do
desempenho da organização. Definir métricas para medir a efetividade das ações
mercadológicas, estabelecer o retorno
esperado de cada investimento de marketing,
não se admitem investimentos, sem medidas de resultados, principalmente
da área de marketing.
O varejo deve oferecer momentos especiais a seus clientes,
fazendo pesquisas como entrevistas pessoais na própria loja, perguntando sobre
hábitos de compra e consumo, frequência de visitas à loja, sortimento de
produtos procurados. Através dos resultados dessas pesquisas, o varejo tem subsídio para traçar adequadamente suas estratégias e táticas,
a serem implementadas na loja, que podemos exemplificar como o sortimento de
itens (mix), deve estar sempre atento a melhor composição de categorias e ou
produtos para atender ao
shopper-cliente.
Trabalhar a ambientação das lojas, ser agradável, bem
iluminada ou não, elegante ou simples, depende da percepção que o varejista
deseja passar a seus clientes, além de
atender as necessidades que o cliente está buscando naquele PDV
específico.
Praticar o marketing para o varejo, é algo bem característico
à atividade do negócio, e consequentemente desafiador, pois, podemos lidar com
variáveis distintas e também
complementares ao longo do processo. O marketing não é finalizado com a venda,
não é somente para grandes empresas, mas o componente mais importante para o
marketing de varejo, é, reconhecer o cliente como a real razão de sua
existência.
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