Antonio
Carlos Giuliani
O dia das Mães se
aproxima e as ações de marketing já devem estar preparadas.
Considerada como uma das melhores
oportunidades para o varejo nacional, portanto, merece um tratamento
diferenciado no planejamento.
Ao mesmo tempo em que os apelos de compra ganham força nesta
época, a concorrência não mede esforços para tornar as suas ofertas mais
atrativas. Por isso, diante desse cenário disputadíssimo, não dá para relaxar e
contar só com a sorte, assim como também não dá para fazer só o tradicional, o
básico.
Representando cerca
de seis em cada dez mulheres
brasileiras, as mães são consumidoras em potencial, estão investindo mais na
carreira (gerando melhoria de renda) e
atribuem alta expectativa quanto
à qualidade e conveniência de produtos e
serviços que podem comprar. Apresenta um perfil sócio econômico da nova
classe média, na maioria, adultas jovens, trabalham e têm em média 1,77 filhos, a idade média que
dão a luz pela primeira vez é 27 anos.
São mães que lidam com a difícil escolha de o que priorizar
em suas vidas: carreira e estudos ou cuidado dos filhos e do lar. Quase
sendo impossível administrar tudo isso, gera um perfil de mães insatisfeitas,
ao elaborar uma estratégia de marketing
essas características devem ser consideradas.
Planejar ações de marketing para o dia das mães, requer
primeiro definir o quão significativo é ou será o Dia das Mães para o seu
negócio, e a partir daí ter a consciência de que os esforços a serem realizados,
terão que acompanhar o nível dessa importância. Depois é preciso ter bem claro
qual é o perfil dos seus consumidores, e lembrar que para a data em questão não
são as mães que deverão ser o alvo da comunicação, mas sim os maridos e os
filhos.
É claro que é possível buscar uma ligação com a essência
feminina, com a mulher antes da provedora do lar, enfim, com algo direcionado
diretamente a ela. Mas, em geral, é mesmo a família que irá presenteá-la na
ocasião. A partir daí já dá para ter algumas ideias do que fazer. Se são maridos e filhos que buscarão o presente
ideal, então nesse caso é interessante ter, e exibir já na vitrine, uma grande
variedade de opções, uma vez que existem mães de todos os tipos e estilos, além
do que a indecisão na hora da escolha costuma ser grande.
Pesquisa atual realizada pela Mintel 2014, com aplicação de
1,5 mil entrevistas ao vivo, nas cinco regiões do Brasil, apresentou o perfil e
mudanças no hábito de compra das mães. Foram definidos três
perfis de mãe as: sob pressão - se cobram excessivamente, por não
contribuírem tanto quanto poderiam com o orçamento doméstico e, por não
conseguirem deixar o lar “em ordem”, apesar
de se dedicarem a isso; as modernas e práticas – são adultas jovens
da classe média, interessadas em se desenvolver profissionalmente, e não abrir mão da vida pessoal em função da
maternidade; as supermães - não
medem esforços para cuidar dos filhos, a
função ser mãe é a mais importante de
suas vidas, ao menos no atual momento.
Desses perfis já saem
2 pontos fundamentais: 1º. a necessidade de criar algo inovador para chamar a
atenção e conquistar a visita do consumidor, o que deve envolver não só a
vitrine, mas toda a campanha de divulgação; 2º. a importância do treinamento da
equipe em saber lidar com o momento da escolha do presente, no qual muitas
dúvidas poderão surgir. Os vendedores têm de estar preparados para fazer
perguntas, a fim de conseguirem identificar com agilidade as necessidades e,
com base nelas, apresentar opções pertinentes, mas não muitas para que as
incertezas não se multipliquem.
A decoração do ambiente também pode ajudar a criar um
envolvimento maior se for alegre, criativa e emotiva. Mas aí vale uma
observação: tanto na ambientação do espaço físico, quanto na campanha e nas
peças de comunicação, é preciso tomar cuidado para não utilizar estereótipos
ultrapassados, como o da mulher “dona de casa”.
As mães contemporâneas são pessoas ativas, multifuncionais e
que prezam sua vaidade, seus desejos e sonhos. Isso precisa ser levado muito em
conta. Nesse sentido, brindes e promoções que as valorizem como “mulheres
plenas” são boas estratégias para estimular as vendas. Kits de beleza, tratamentos
especiais e viagens, por exemplo, já são ótimas opções agregadas de presentes,
e costuma fazer muito sucesso.
Observe as apostas do mercado e procure soluções diferentes,
mas sempre seguindo as diretrizes de um bom Planejamento de Marketing. Aperfeiçoe
e personalize todos os pontos de contato e venda, e inspire os seus
consumidores para o melhor Dia das Mães de suas vidas. É impressionante, como
muitas empresas criam campanhas e realizam ações voltadas às mães, no dia em que,
quem ganha os presentes são elas.
É preciso direcionar a comunicação aos filhos, maridos,
genros, noras e netos. São eles que irão presentear as mães, e não elas
próprias. Vejo muitas empresas apenas atendendo as necessidades dos clientes,
quando deveriam criar motivos para eles comprarem. Em momentos difíceis é
preciso se reinventar, lamento o fato
dessa atitude não ser regra em muitas empresas, a inovação e a diferenciação.
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