15 de mai. de 2015

Marketing relacionado a causas sociais


As empresas não podem perder de vista, que para dar continuidade em seus negócios, precisa gerar receitas que superem todas as despesas e gastos que apresentam, porém, essa realidade não deve estar dissociada do que as organizações são capazes de fazer para melhorar a realidade social, portanto, identificar o que as organizações podem fazer e como podem agir, parece emergir como estratégia  para as empresas num contexto em que, a sociedade está em destaque.

Verifica-se em diversos  estudos, que há dificuldade de as organizações  compreenderem a responsabilidade social nas empresas, bem como o marketing para causas sociais, e essas ações pode ser uma ação para promover sua marca, diante da sociedade como empresa cidadã. O Marketing Relacionado a Causa Social, é uma ferramenta que, de muitas maneiras, está relacionada à Responsabilidade Social Empresarial, pois, atua como  uma excelente forma de expressar o comprometimento da empresa, em ser socialmente responsável.
No entanto, é possível  considerar o marketing relacionado à causa social como  uma terminologia restrita, muitas vezes pouco compreendida e mal utilizada, para descrever o enorme número de possibilidades  e  associações que surgem no cenário empresarial. Ele pode ser  entendido como uma ferramenta estratégica do marketing  e de posicionamento, que associa uma empresa ou marca a uma questão ou causa socialmente relevante, em beneficio mútuo.
Pode ser ainda compreendido, como a relação direta entre uma atividade de consumo e uma doação da empresa. As ações do marketing relacionado à causa social, tornam possíveis não apenas o aumento de notoriedade ou melhoramento de imagem corporativa, mas, também o aumento da possibilidade de geração de novos negócios, o que, por consequência tende a se consumar em elevação dos lucros em longo prazo.
Em outros termos, a empresa dá ênfase ao que se pode chamar de filantropia estratégica. Os recursos e os meios utilizados pelas empresas para atingir seus objetivos, podem gerar impactos positivos ou negativos no ambiente, o que pode repercutir em termos de opinião pública favorável ou desfavorável para a empresa.
Diante dessa situação, ou seja, da possiblidade de ter a marca e seus produtos mal vistos no mercado, muitas empresas estão tentando responder às diversas demandas da sociedade, sobretudo, as que tocam a qualidade do produto e do serviço, o meio ambiente e sua conservação. Mostrar-se atento, e respeitoso, às causas sociais e ambientais, vem se tornando não apenas uma forma de manter e aumentar os lucros, mas sim, de mostrar que caminho a empresa está disposta a seguir para atender a seus clientes, para contribuir com a sociedade e para manter-se focada em um futuro sustentável.
O comportamento do consumidor, é a principal motivação para as  empresas engajarem-se em uma ou mais causas. O consumidor está incentivando a  adoção de uma postura socialmente responsável, na medida em que valoriza produtos, serviços e a imagem das  empresas éticas que investem em ações sociais. Estudos realizados para verificar a atuação das empresas e as intenções de resposta dos consumidores a programas de marketing de causas, destacando os principais benefícios que a estratégia social podem trazer identificou-se: aumento das vendas; aumento da valorização da empresa e sua imagem; aumento da motivação e orgulho dos empregados; maior envolvimento e comprometimento dos empregados com a demanda social na comunidade.
As empresas cidadãs incluem em suas  estratégias de marketing preocupações econômicas, legais, éticas e filantrópicas. Ao apoiar causas sociais todos ganham consumidores, ao consumir, contribuem com seus programas favoritos; empresas desfrutam de maior credibilidade e a causa em si recebe ampla publicidade, permitindo atrair novos membros e apoio financeiro.
Pode-se ilustrar um bom exemplo de marketing para uma boa causa. A famosa boneca Barbie é uma das mais vendidas no mundo. No entanto, a partir de 2014 começou a produzir  a boneca  careca, a tradicional boneca  perde a sua cabeleira loira para ajudar as meninas com câncer a superar os traumas emocionais causados pelo câncer, a qual não respeita idade nem gênero.
A ideia foi de uma consumidora dos EUA, quem sugeriu à empresa Mattel fabricar uma boneca que ajudaria às pequenas que sofrem esse mal, como era o caso da sua pequena filha de 4 anos. A empresa submeteu à votação a petição através das redes sociais e  em só três meses receberam 100 mil visitas apoiando a petição.  

Desenvolveram a boneca, a qual conta com diversos acessórios como um estojo de perucas intercambiáveis, asas, lenços e outros objetos já comuns em todas as versões disponíveis no mercado. A boneca passou a ser comercializada em hospitais infantis e instituições Humanitárias do mundo inteiro. Vale refletir: sua empresa  conhece os benefícios do marketing para causas sociais? Sua marca gera simpatia por participar dessas  ações? É importante rever, repensar como essas ações estão sendo utilizadas pelas empresas mesmo em momentos de crise onde o aspecto financeiro é o primordial, é valido pensar a médio e longo prazo.

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