As empresas não podem perder de vista, que para dar
continuidade em seus negócios, precisa gerar receitas que superem todas as
despesas e gastos que apresentam, porém, essa realidade não deve estar
dissociada do que as organizações são capazes de fazer para melhorar a
realidade social, portanto, identificar o que as organizações podem fazer e
como podem agir, parece emergir como estratégia
para as empresas num contexto em que, a sociedade está em destaque.
No entanto, é possível considerar o marketing relacionado à causa
social como uma terminologia restrita,
muitas vezes pouco compreendida e mal utilizada, para descrever o enorme número
de possibilidades e associações que surgem no cenário
empresarial. Ele pode ser entendido como
uma ferramenta estratégica do marketing
e de posicionamento, que associa uma empresa ou marca a uma questão ou
causa socialmente relevante, em beneficio mútuo.
Pode ser ainda compreendido, como a relação direta entre uma
atividade de consumo e uma doação da empresa. As ações do marketing relacionado
à causa social, tornam possíveis não apenas o aumento de notoriedade ou
melhoramento de imagem corporativa, mas, também o aumento da possibilidade de
geração de novos negócios, o que, por consequência tende a se consumar em
elevação dos lucros em longo prazo.
Em outros termos, a empresa dá ênfase ao que se pode chamar
de filantropia estratégica. Os recursos e os meios utilizados pelas empresas
para atingir seus objetivos, podem gerar impactos positivos ou negativos no
ambiente, o que pode repercutir em termos de opinião pública favorável ou
desfavorável para a empresa.
Diante dessa situação, ou seja, da possiblidade de ter a
marca e seus produtos mal vistos no mercado, muitas empresas estão tentando
responder às diversas demandas da sociedade, sobretudo, as que tocam a
qualidade do produto e do serviço, o meio ambiente e sua conservação.
Mostrar-se atento, e respeitoso, às causas sociais e ambientais, vem se
tornando não apenas uma forma de manter e aumentar os lucros, mas sim, de
mostrar que caminho a empresa está disposta a seguir para atender a seus
clientes, para contribuir com a sociedade e para manter-se focada em um futuro
sustentável.
O comportamento do consumidor, é a principal motivação para
as empresas engajarem-se em uma ou mais
causas. O consumidor está incentivando a
adoção de uma postura socialmente responsável, na medida em que valoriza
produtos, serviços e a imagem das empresas
éticas que investem em ações sociais. Estudos realizados para verificar a
atuação das empresas e as intenções de resposta dos consumidores a programas de
marketing de causas, destacando os principais benefícios que a estratégia
social podem trazer identificou-se: aumento das vendas; aumento da valorização
da empresa e sua imagem; aumento da motivação e orgulho dos empregados; maior
envolvimento e comprometimento dos empregados com a demanda social na
comunidade.
As empresas cidadãs incluem em suas estratégias de marketing preocupações
econômicas, legais, éticas e filantrópicas. Ao apoiar causas sociais todos
ganham consumidores, ao consumir, contribuem com seus programas favoritos;
empresas desfrutam de maior credibilidade e a causa em si recebe ampla
publicidade, permitindo atrair novos membros e apoio financeiro.
Pode-se ilustrar um bom exemplo de marketing para uma boa
causa. A famosa boneca Barbie é uma das mais vendidas no mundo. No entanto, a
partir de 2014 começou a produzir a
boneca careca, a tradicional boneca perde a sua cabeleira loira para ajudar as
meninas com câncer a superar os traumas emocionais causados pelo câncer, a qual
não respeita idade nem gênero.
A ideia foi de uma consumidora dos EUA, quem sugeriu à
empresa Mattel fabricar uma boneca que ajudaria às pequenas que sofrem esse
mal, como era o caso da sua pequena filha de 4 anos. A empresa submeteu à
votação a petição através das redes sociais e
em só três meses receberam 100 mil visitas apoiando a petição.
Desenvolveram a boneca, a qual conta com diversos acessórios
como um estojo de perucas intercambiáveis, asas, lenços e outros objetos já
comuns em todas as versões disponíveis no mercado. A boneca passou a ser
comercializada em hospitais infantis e instituições Humanitárias do mundo
inteiro. Vale refletir: sua empresa
conhece os benefícios do marketing para causas sociais? Sua marca gera
simpatia por participar dessas ações? É
importante rever, repensar como essas ações estão sendo utilizadas pelas
empresas mesmo em momentos de crise onde o aspecto financeiro é o primordial, é
valido pensar a médio e longo prazo.
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