No processo de comunicação de marcas, não necessariamente
o que você pretende comunicar é o que o público-alvo
entende. Na verdade, isso é uma máxima que vale para processos de comunicação
como um todo. No momento em que planejamos e decidimos qual a forma, o tom, a
linguagem, a frequência e o estilo com que nossa marca quer “falar” com nosso
público-alvo, é de fundamental importância que conheçamos com quem estamos
falando.
A estagnação da
economia impactou diretamente o mercado de bens de consumo e o
comportamento do brasileiro em 2014. Com
economia em desaceleração, consumidores foram menos às compras, mas aumentaram
o desembolso em 13% no ano passado, superando a marca de R$167 bilhões, conclui
o estudo da ranking Brand Footprint 2015, da Kantar Worldpanel.
Avaliar a penetração das marcas e a frequência de compra,
índices que determinam o Consumer Reach Points (CRP), métrica que considera o
numero de pessoas que compram uma marca e a frequência com que a adquirem, são importantes, pois, refletem a
força da marca quando há o contato com o consumidor.
O índice CRP – Consumer Reach Points – é uma métrica
exclusiva desenvolvida pela Kantar Worldpanel, que aponta as marcas mais
escolhidas pelos consumidores e que avalia a penetração das marcas dentro do
lar e sua frequência de compra. É utilizado para balizar as ações das marcas e
fabricantes junto aos seus consumidores, fornecendo uma visão do alcance nos
domicílios.
O estudo apontou o ano de 2014 como um ano de muitas incertezas de mercado. Houve ganhos de penetração de maneira geral e queda
importante de frequência de compra para adaptar os padrões de consumo às
limitações orçamentárias e as práticas de aumentos de preços. Nesse cenário,
manter a marca na liderança, exige planejamento para que o êxito de marketing
seja alcançado e a marca continue sendo preferida pelo publico alvo.
As marcas que se destacaram, ao contrário da tendência geral, conseguiram, manter a frequência de compra estável ou mesmo com crescimento. As marcas
de alto valor agregado, que trabalharam os quesitos inovação, e mantiveram
atividades mercadológicas de comunicação e trade marketing, foram as que mais
se destacaram.
As cinco primeiras posições do ranking não sofreram
alterações. A liderança pela terceira vez
ficou para Coca-Cola, a marca mais escolhida no Brasil com um total de
568 milhões de CRP´s, tendo uma penetração de 88,9% e uma frequência de compra
de 12,6 vezes no ano. Mantiveram o segundo e terceiro postos Ypê e Colgate em
quarto e quinto respectivamente foi para as marcas Tang e Omo. Do total de 50
marcas, 33 aumentaram o CRP, enquanto 17 registraram queda. Já 39 melhoraram a
penetração e apenas 13 delas tiveram aumento de frequência.
A inovação foi o item convergente das marcas que se
mantiveram na liderança, as que perderam foi decorrente a queda do desempenho
em frequência de compra. No Brasil, o
estudo envolve 170 categorias dos setores de bebidas, alimentos, higiene
pessoal e limpeza. Para levantar os
dados no Brasil, os pesquisadores visitam semanalmente 11,3 mil lares em todas as regiões do País,
amostra que, segundo a empresa, reflete
50 milhões de domicílios, 81% da
população e 90% do potencial de consumo nacional, o trabalho da equipe não
inclui entrevistas.
A ação consiste em auditar o código de barras e
a nota fiscal dos produtos comprados pelos moradores das residências. O
estudo aponta que para estar presente no ranking, à empresa precisa ter uma
fórmula de sucesso que integra oferta, inovação e disponibilidade ao alcance do
consumidor.
Priorizar uma comunicação efetiva, é uma das principais
características em comum entre as marcas, bem como, cuidar do mix de produtos
ofertados, cuidando do crescimento dos
produtos não só demanda expandir a base de consumidores, como também fazer com
que aqueles que compraram continuem a adquiri-las, ou seja, torna-los mais
leais..
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