13 de jul. de 2015

Marketing e Inovação

Antonio Carlos Giuliani

No universo das empresas, a inovação tem sido objeto de  estudos, pois, apresenta a capacidade de  transformar economicamente a situação da empresa, já que esta é um fator que potencializa a competitividade. Atribui-se a inovação o papel de melhorar o desempenho, seja na otimização da utilização dos recursos ou na conquista de melhores posições no mercado.
As inovações ocorrem através de mudanças capazes de criar melhorias de  desempenho organizacional, podendo incidir sobre os processos, produtos/ serviços, marketing ou ainda sobre a gestão organizacional. A partir do escopo de inovação observa-se que a inovação de marketing é capaz de mudar a percepção do cliente sobre organização, e melhorar significativamente o relacionamento entre fornecedores, empresa e clientes.
Inovação de marketing é a implementação de novas estratégias ou conceitos de marketing, que diferem significativamente dos usados previamente pela empresa.  O manual de Oslo (2005) é a principal fonte internacional de diretrizes, para coleta e utilização de dados sobre atividades inovadoras.
Para o manual toda alteração ou adaptação das estratégias de marketing, pode ser considerada uma inovação de marketing. Entretanto, para a inovação de marketing ocorrer é necessário a implementação de novos métodos de marketing. Envolvendo melhorias significativas no design do produto ou embalagem, preço, distribuição e promoção.
A inovação de marketing é o que gera a melhoria significativa em alguns dos  elementos do marketing produto, preço, praça e promoção, podendo basear-se na diferenciação do produto ou mesmo no preço. O sucesso inovador depende grandemente do grau em que o marketing está integrado, com aspectos técnicos do processo de inovação.
Não deve confundir inovação de marketing com inovação de mercado, sendo esta ultima concentrada em atividades como a entrada em novos mercados. As inovações de marketing geralmente fornecem correções rápidas e apresenta soluções inovadoras e com baixo risco, contribuindo para a sobrevivência das  empresas em épocas de crise econômica.
O papel do marketing deve permear uma cultura na empresa entre conquistar e preservar clientes, e a inovação para sobreviver. Quem nos  convenceu disso? Peter Drucker “todos os negócios têm duas e apenas duas funções: marketing e inovação.
O recente livro lançado no Brasil de David Kelley, Confiança Criativa, é enfático ao apontar que Criatividade não se  ensina, se  desperta, as pessoas criativas arriscam e todas as pessoas criativas são sistemáticas na forma de pensar, embora quase nunca se  deem conta disso.
Nessa perspectiva cabe  indagar: Sua empresa está inovando? As empresas vivem dentro da caverna, os  executivos passam horas em frente a um computador e falam com as mesmas pessoas. Eles só veem sobras, não a realidade. Em vez de ir a uma reunião, deveriam  estar na rua com quem usa o produto ou serviço que oferecem. É no campo que as grandes ideias surgem.
As empresas costumam ter uma grande ideia e depois vão procurar entender como as pessoas lidam com ela. Se iniciarmos um projeto pela lado humano, não precisamos estudar se as pessoas vão querer aquilo, mesmo porque tudo já partiu do desejo de quem usará.
Para inovar é preciso atentar para a intolerância  ao  erro que existe nas empresas, a mediocridade é o preço mais caro que uma empresa pode pagar. Com a inovação a empresa consegue novas perspectivas, novas formas de ganhar dinheiro.
Para ser uma empresa atuante em marketing e inovadora é preciso estar preparado para encarar fracassos. Cabe  a nós decidir o que queremos daqui pra frente, se a decisão for a de caminhar para frente e se tornar competitivos precisaremos inovar.


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