Antonio Carlos Giuliani
No universo das empresas, a inovação tem sido objeto de estudos, pois, apresenta a capacidade de transformar economicamente a situação da
empresa, já que esta é um fator que potencializa a competitividade. Atribui-se
a inovação o papel de melhorar o desempenho, seja na otimização da utilização
dos recursos ou na conquista de melhores posições no mercado.
As inovações ocorrem através de mudanças capazes de criar
melhorias de desempenho organizacional,
podendo incidir sobre os processos, produtos/ serviços, marketing ou ainda
sobre a gestão organizacional. A partir do escopo de inovação observa-se que a
inovação de marketing é capaz de mudar a percepção do cliente sobre
organização, e melhorar significativamente o relacionamento entre fornecedores,
empresa e clientes.
Inovação de marketing é a implementação de novas estratégias
ou conceitos de marketing, que diferem significativamente dos usados
previamente pela empresa. O manual de
Oslo (2005) é a principal fonte internacional de diretrizes, para coleta e
utilização de dados sobre atividades inovadoras.
Para o manual toda alteração ou adaptação das estratégias de
marketing, pode ser considerada uma inovação de marketing. Entretanto, para a
inovação de marketing ocorrer é necessário a implementação de novos métodos de
marketing. Envolvendo melhorias significativas no design do produto ou
embalagem, preço, distribuição e promoção.
A inovação de marketing é o que gera a melhoria
significativa em alguns dos elementos do
marketing produto, preço, praça e promoção, podendo basear-se na diferenciação
do produto ou mesmo no preço. O sucesso inovador depende grandemente do grau em
que o marketing está integrado, com aspectos técnicos do processo de inovação.
Não deve confundir inovação de marketing com inovação de
mercado, sendo esta ultima concentrada em atividades como a entrada em novos
mercados. As inovações de marketing geralmente fornecem correções rápidas e
apresenta soluções inovadoras e com baixo risco, contribuindo para a
sobrevivência das empresas em épocas de
crise econômica.
O papel do marketing deve permear uma cultura na empresa
entre conquistar e preservar clientes, e a inovação para sobreviver. Quem
nos convenceu disso? Peter Drucker “todos
os negócios têm duas e apenas duas funções: marketing e inovação.
O recente livro lançado no Brasil de David Kelley, Confiança
Criativa, é enfático ao apontar que Criatividade não se ensina, se
desperta, as pessoas criativas arriscam e todas as pessoas criativas são
sistemáticas na forma de pensar, embora quase nunca se deem conta disso.
Nessa perspectiva cabe
indagar: Sua empresa está inovando? As empresas vivem dentro da caverna,
os executivos passam horas em frente a
um computador e falam com as mesmas pessoas. Eles só veem sobras, não a
realidade. Em vez de ir a uma reunião, deveriam
estar na rua com quem usa o produto ou serviço que oferecem. É no campo
que as grandes ideias surgem.
As empresas costumam ter uma grande ideia e depois vão
procurar entender como as pessoas lidam com ela. Se iniciarmos um projeto pela
lado humano, não precisamos estudar se as pessoas vão querer aquilo, mesmo
porque tudo já partiu do desejo de quem usará.
Para inovar é preciso atentar para a intolerância ao
erro que existe nas empresas, a mediocridade é o preço mais caro que uma
empresa pode pagar. Com a inovação a empresa consegue novas perspectivas, novas
formas de ganhar dinheiro.
Para ser uma empresa atuante em marketing e inovadora é
preciso estar preparado para encarar fracassos. Cabe a nós decidir o que queremos daqui pra frente,
se a decisão for a de caminhar para frente e se tornar competitivos
precisaremos inovar.
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