3 de jul. de 2015

Empreender na crise


Antonio Carlos Giuliani

Empreender é agregar valor, saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo. Termo  usado no âmbito empresarial e muitas vezes relacionado com a  criação de empresas ou produtos novos.

Através do empreendedorismo busca-se: transformar conhecimentos;  inovar; realizar sonhos mesmo que haja riscos;  enfrentar problemas, inovar e modificar as organizações, modificando assim o cenário econômico. Desde 2013 o Brasil cresce cada vez menos, vivenciando em 2015 uma queda de consumo, desemprego, altas de preços e com inflação em crescimento.

Quem já atua como empresário e mesmo o candidato que deseja empreender convivem com mesmo ponto comum. O que fazer nesse  momento de incerteza? Essa pergunta é a mais frequente que alunos  e empresários nos dirige quando falamos sobre empreendedorismo.
Para tentar colaborar aponta-se  dicas, fazendo uma breve  retrospectiva para momentos difíceis  da  economia do que as previsões mais pessimistas de hoje. Em 1984 o País e o mundo ainda  tentavam caminhos para  digerir o segundo choque do petróleo e a inflação anual de 223,9%, em 1992, ano do confisco das poupanças pelo governo do  então presidente Fernando Collor surgiram  respectivamente  as  redes Patroni Pizza e China in Box  sucesso até os dias atuais.

O fato de a economia caminhar para um crescimento ruim não significa que  as oportunidades  acabaram. Significa que os projetos que não são bons, ou apresentam alcance  limitado não terão mercado. O verdadeiro  empreendedor não olha com ênfase o macro, e sim o micro, um nicho, uma necessidade que não está sendo atendida. Em cenários conturbados deve-se farejar uma boa oportunidade, o ambiente mais restrito obriga ao  empresário redobrar sua atenção com o planejamento do negócio.

O  empreendedor brasileiro ainda  comete  erros básicos, como: não conhecem seus clientes, hábitos de consumo, desconhecem qual  o capital de giro necessário para manter o negócio em atividade, e grande parte não conhecem seus concorrentes. Ao elaborar um plano de negócios para um período possivelmente  ruim, é  preciso ser muito conservador. No  efeito da  crise o fluxo de  receita tende  a cair, as margens reduzem, necessitando redobrar  atenção aos custos, até os  centavos devem ser considerados.

O segredo é identificar  demandas das pessoas que não estão sendo atendidas, oferecendo produtos ou serviços por um custo menor. Ou optar por uma franquia pode  ser boa opção, com risco menor do negócio poderá obter  retorno menor com mais segurança, podendo  demorar mais de cinco anos para efetivamente  alcançar o retorno do investimento.

Outras recomendações a serem consideradas são procurar  fugir dos financiamentos oferecidos; ter uma reserva  financeira para 6  a 10 meses, para os períodos difíceis; a negociação com fornecedores pode  ser boa forma a evitar apertos, por  exemplo, se você não pode efetuar o pagamento do mês, vale a pena negociar com o fornecedor um prazo de  dois meses  e ter 5% de juros ao invés de  entrar no cheque  especial e pagar  mais.

Em momentos de pouco crescimento da economia, o líder de uma organização precisa  encontrar soluções que  economizem o tempo do cliente;  a  economia não deve  frear o empreendedor, mas sim, os  estudos de riscos e oportunidades frente ao tipo de negócio pretendido, e a  disposição de correr  esses  riscos, mesmo que tenham sido bem calculados; estimar com conservadorismo o potencial de  faturamento e colocá-lo em uma planilha com todos os custos da operação,  objetivando que pelo menos  que o ponto de  equilíbrio seja  atingido; procure  fazer  a diferença e  se preocupe com detalhes sempre; faça pesquisas sobre seus concorrentes e oportunidades que podem ser exploradas; dimensione  as  vendas, os produtos oferecidos e preços praticados. 

Ser  empreendedor não depende apenas do querer, tem de  estar em você, pois, nem todos nasceram para ser e nem para assumir riscos e conviver com eles, fazer  sempre  uma reflexão do que  está  acontecendo e  se  você está feliz ou não sendo um empreendedor. Não  espere as  coisas  acontecer faça as coisas  acontecerem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário