Antonio
Carlos Giuliani
Marketing é uma
expressão da língua inglesa que foi incorporada à nossa. A palavra é
formada por Market e pelo sufixo ing “o ato ou a arte de praticar a ação indicada pelo verbo ou substantivo que
está aposto”. Market é substantivo e
também verbo “mercado” ou “mercadejar” o qual podemos defini-lo como ação no
mercado ou mesmo agir no mercado.
Marketing em sua essência, é simples: ação no mercado, e
quem age no mercado são, de um lado, empreendedores, individuais ou
institucionais. Que procuram alcançar seus objetivos empresariais oferecendo
propostas, bens ou serviços, que possam ser
reconhecidos como algo de valor para compradores, também individuais ou
institucionais, dispostos a pagar por sua aquisição.
O seu DNA nunca mudou, ao longo dos anos permanece o mesmo
vender para mais pessoas, com uma frequência
maior, pelo melhor preço, por meio da construção de marcas e do
desenvolvimento de produtos que atendam a necessidade e despertem desejo nos
consumidores. O que muda é a forma e os mecanismos que utilizamos para a
construção das marcas e desenvolvimento dos produtos.
Mudam a forma de ativar e de se conectar. Na década de 1980,
tínhamos um mercado fechado e o consumidor tinha poucas alternativas. Nesse período reinaram as
marcas líderes e o foco do marketing era destacar os benefícios funcionais e o
desempenho do produto.
Nos anos 1990, o Brasil se
abre às importações e, com a globalização, o consumidor começa a ter
mais referências. É a década da
digitalização, da liberdade de
expressão, dos movimentos em favor das minorias. O marketing pautava-se
não apenas no desempenho de produto, mas também serviço e benefícios
emocionais.
Já a década de 2000 é regida pela estabilidade econômica, a
conectividade, a interatividade e a redefinição dos papéis dos membros da
família. O marketing é direcionado em uma comunicação no mercado pautada na
conscientização ao meio ambiente e valores humanos, além da busca por
conveniência e um estilo de vida mais saudável.
O consumidor procura por produtos, serviços e experiências. A partir de 2010, o mercado
passa a ser regido pelo poder da expressão, pela alta exposição e pela
cocriação. Vivemos a década da vida compartilhada, do empreendedorismo,
ascensão da classe C, do crescimento da consciência politica das pessoas.
O marketing hoje precisa ser pautado em ações que
valorize a transparência, a
autenticidade, a verdade e busque a individualização de seu publico alvo, diferenciando seus produtos
pela personalização e experiências,
além da inovação constante. Com o tempo e com a facilidade do acesso à
informação proporcionada pelas novas tecnologias, a percepção do cliente ganhou
força perante as corporações.
Consolidaram-se os meios digitais como poderosos canais de
comunicação o que alterou de forma irreversível a relação dos consumidores com
as marcas e com a forma de relacionar-se com o mercado. Não se pode dizer que o
marketing tornou-se digital, ele evoluiu com a sociedade. Suas ações devem ser
focadas na inovação e no engajamento do consumidor, em um consumidor que
precisa dialogar com as marcas e deseja produtos funcionais e simples. O
marketing deixa de ser uma ação isolada e passa a ser uma responsabilidade
vivida por todos dentro de uma organização.
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