10 de nov. de 2015

O Marketing continua o mesmo!


Antonio Carlos Giuliani

Marketing é uma  expressão da língua inglesa que foi incorporada à nossa. A palavra é formada por Market e pelo sufixo ing “o ato ou a  arte de praticar  a ação indicada pelo verbo ou substantivo que está aposto”. Market é  substantivo e também verbo “mercado” ou “mercadejar” o qual podemos defini-lo como ação no mercado ou mesmo agir no mercado.
Marketing em sua essência, é simples: ação no mercado, e quem age no mercado são, de um lado, empreendedores, individuais ou institucionais. Que procuram alcançar seus objetivos empresariais oferecendo propostas, bens ou serviços, que possam ser  reconhecidos como algo de valor para compradores, também individuais ou institucionais, dispostos a pagar por sua aquisição.
O seu DNA nunca mudou, ao longo dos anos permanece o mesmo vender para mais pessoas, com uma frequência  maior, pelo melhor preço, por meio da construção de marcas e do desenvolvimento de produtos que atendam a necessidade e despertem desejo nos consumidores. O que muda é a forma e os mecanismos que utilizamos para a construção das marcas e desenvolvimento dos produtos.
Mudam a forma de ativar e de se conectar. Na década de 1980, tínhamos  um mercado fechado e  o consumidor tinha poucas  alternativas. Nesse período reinaram as marcas líderes e o foco do marketing era destacar os benefícios funcionais e o desempenho do produto.
Nos anos 1990, o Brasil se  abre às importações e, com a globalização, o consumidor começa a ter mais referências. É a década   da digitalização, da liberdade de  expressão, dos movimentos em favor das minorias. O marketing pautava-se não apenas no desempenho de produto, mas também serviço e benefícios emocionais.
Já a década de 2000 é regida pela estabilidade econômica, a conectividade, a interatividade e a redefinição dos papéis dos membros da família. O marketing é direcionado em uma comunicação no mercado pautada na conscientização ao meio ambiente e valores humanos, além da busca por conveniência e um estilo de vida mais saudável.
O consumidor procura por produtos, serviços e  experiências. A partir de 2010, o mercado passa  a ser regido pelo poder da  expressão, pela alta exposição e pela cocriação. Vivemos a década da vida compartilhada, do empreendedorismo, ascensão da classe C, do crescimento da consciência politica das pessoas.
O marketing hoje precisa ser pautado em ações que valorize  a transparência, a autenticidade, a verdade e busque a individualização  de seu publico alvo, diferenciando seus produtos pela personalização e   experiências, além da inovação constante. Com o tempo e com a facilidade do acesso à informação proporcionada pelas novas tecnologias, a percepção do cliente ganhou força perante as corporações.

Consolidaram-se os meios digitais como poderosos canais de comunicação o que alterou de forma irreversível a relação dos consumidores com as marcas e com a forma de relacionar-se com o mercado. Não se pode dizer que o marketing tornou-se digital, ele evoluiu com a sociedade. Suas ações devem ser focadas na inovação e no engajamento do consumidor, em um consumidor que precisa dialogar com as marcas e deseja produtos funcionais e simples. O marketing deixa de ser uma ação isolada e passa a ser uma responsabilidade vivida por todos dentro de uma organização. 

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