9 de nov. de 2015

Terceira Onda do Marketing


Antonio Carlos Giuliani

Já entrou em um restaurante e sentiu um cheiro maravilho de comida? Pode ter sido simplesmente por causa de uma comida servida, mas também você pode ter sido vítima de um Marketing Sensorial (MS), a nova onda    do mercado.
Se deseja investir no aumento do número de consumo de uma loja a curto tempo, nada melhor do que investir em uma  forma que estimule o cliente, enquanto estiver em sua loja, a comprar mais do que pensou em fazê-lo ao cruzar a porta. Considerado como a "Terceira Onda do Marketing", visa explorar a percepção sensorial dos consumidores para induzi-los a comprar.
Em vez de utilizar estratégias que exploram as dimensões lógicas e racionais do produto   (preço, diferencial, qualidade, praça, produto), o objetivo do MS é emocioná-lo. Abordado por Schmitt e Simonson (1998) propõem a seduzir os consumidores, através de mensagens que atinjam seu hemisfério direito (da emoção), em contraposição as mensagens que atingem o hemisfério esquerdo do cérebro (da razão).  Os criadores do Marketing Sensorial partem do princípio que, no futuro, cada vez mais os produtos serão equivalentes em termos de atributos  objetivos, e que o melhor caminho para diferenciá-los, é com a veiculação de apelos sensoriais, que atingem o inconsciente dos consumidores.
Objetiva focar ações de mercado considerando os cinco sentidos humanos. O MS não exige um investimento muito alto e dá resultados práticos a  curto prazo, além de personalizar a experiência da compra, destacando o     estabelecimento junto ao consumidor. O segredo é acima de tudo conhecer o produto com o qual você trabalha na loja.
Caso atue com alimentos, uma loja que tenha alimentos coloridos e  bonitos e um cheiro de comida fresca no ar, como na saída do forno, estimula a     vontade de comer e eventualmente as pessoas tendem a consumir mais do que realmente desejariam. Já para quem trabalha com roupas ao estilo street  wear, colocar um som com músicas do momento, com artistas que usam este mesmo estilo de se vestir também irá ajudar.
A prova de produtos também funciona bem em lojas de perfumes e produtos de beleza, em que ficam sempre a mostra alguns itens para serem  experimentados. Uma boa saída pode ser também oferecer amostras grátis, que também são consideradas uma atuação de marketing, funcionando bastante, principalmente, em lançamentos de novas marcas ou de um novo       produto a venda.
Preparar uma empresa para trabalhar com o MS é desenvolver estratégias e materiais nos pontos de venda, para impactar o consumidor nas lojas. Desde os primeiros segundos de vida, passamos a utilizar alguns de nossos sentidos, para identificarmos o que nos traz segurança e conforto.
Com o passar dos anos, aprendemos a utilizar os cinco sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato) de maneira mais apurada. Estes sentidos são, muitas vezes, responsáveis por algumas de nossas decisões.
Utilizar-se dos cinco sentidos pode gerar bons resultados, atentando-se aos pequenos detalhes que fazem grandes diferenças. Como exemplo a visão, o  excesso de cores e imagens pode gerar poluição visual. O produto deve ter destaque sem que as muitas mensagens venham a confundir o seu público alvo.  
O estabelecimento deve escolher cores que identifiquem sua ideologia. A audição pode ser explorado adequando musicas aos ambientes . Em lugares mais agitados a música alta pode vir a atrapalhar, lojas e supermercados    podem dispor de uma “rádio” interna própria, selecionando o tipo de música que envolva o ambiente.
O consumidor brasileiro tem o hábito de “observar” com as mãos, portanto, deixar os produtos ao seu alcance pode ser uma grande oportunidade   para levar o cliente a decisão de compra. Oferecer ao cliente agrados como   chocolates, balas ou outras guloseimas que agreguem além do sabor, características visuais e olfativas, poderá tornar a experiência de compra inesquecível, bem como, satisfazer o cliente pelo fato de ter ganho um brinde.
As essências estimulam o olfato e podem ser utilizadas para personalizar o ambiente. É necessário apenas ter cautela quanto ao exagero na quantidade e na variedade de essências em um mesmo ambiente. A aplicação do Logo olfativo, que é uma fragrância exclusiva da marca, é recolhida com um briefing que abrange cores, marca, layout e particularidades da marca, enquanto, através de aparelhos, as lojas podem aromatizar o ambiente automaticamente.
A utilização do MS pode fazer o consumidor permanecer maior tempo no ponto de venda, despertar interesse para uma ação e aumentar as vendas. Esta estratégia é uma alternativa que tem conquistado cada vez mais o espaço no ponto de venda, centralizando os esforços na transformação da experiência de consumo, em uma atividade envolvente e marcante.

Identifiquem em seu estabelecimento quais os artifícios estratégicos do marketing sensorial que poderá utilizar e potencializar seus resultados. Agregue valor aos seus produtos e serviços criando uma experiência inesquecível aos seus clientes, e boas vendas!

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