6 de nov. de 2015

Marketing para profissionais de saúde


Antonio Carlos Giuliani

Todos os dias, João compra o mesmo jornal na banca da  esquina próxima a sua casa. Em determinada manhã, se  sentia mal. O jornaleiro percebeu e perguntou o que acontecera. O homem com mais de 30 anos, disse que  estava com aquela dor  há dias, mas não sabia o que fazer. O jornaleiro lhe indicou um médico muito bom que o atendia sempre. João agradeceu e anotou o nome.
Chegando em sua casa abriu o jornal e se deparou com um encarte de propaganda de uma clínica. O material realmente chamava  atenção, ele não hesitou foi se consultar na clínica. A clínica não era muito diferente de todas as outras. A televisão estava ligada, passando desenho animado que ninguém prestava atenção, as revistas antigas faziam parte do convívio na sala de espera.
A recepcionista o atendeu sem  dirigir seu olhar ao  possível futuro paciente, parecia irritada com um cliente que havia reclamado com ela no telefone. Logo o medico o chamou e  ele entrou. A consulta foi muito rápida, o diagnóstico foi dito em alguns poucos minutos, o homem saiu decepcionado.
Diante do relato, os profissionais de saúde podem compreender o marketing, como processo pelo qual o profissional identifica desejos e necessidades dos clientes, e transforma expectativas em produtos ou serviços.
O que o cliente esperava receber minimamente do médico? Os profissionais na área de saúde encontram diversas ferramentas de marketing em seus ambientes de trabalho, como a boa aparência do consultório, motivação dos funcionários, cortesia com os pacientes, entre outros.

No universo médico, anúncios  nos meios de comunicação não são eficientes, quanto a publicidade que um paciente proporciona quando recomenda o serviço a seus conhecidos, o chamado  na linguagem popular de marketing “ boca a boca”. O profissional consegue mais credibilidade junto a seus clientes quando lhes proporciona um bom atendimento, os pacientes percebem e indicam a qualidade.
Para bom resultado na comunicação, o médico deve apresentar um atendimento que satisfaça aos pacientes, deve  ter .uma boa formação técnica, adquirida na experiência do dia a dia do consultório, na participação de congressos, na leitura de publicações na área de saúde e na constante atualização com as tecnologias.
Os pacientes não desejam somente um médico para cura de patologias, ele deseja um profissional que os  atenda bem, seja simpático, empático e se apresente interessado por seus problemas. O primeiro contato que o paciente tem ao adentrar no consultório é fundamental, como ferramenta de confiança e credibilidade. Os funcionários também exercem função importante neste processo, quer no atendimento com os pacientes, e na motivação que poderá encontrar com o  médico, um funcionário satisfeito fará bem seu trabalho, principio das boa praticas do endomarketing.
Com o crescimento da concorrência no mercado médico, e com os planos de saúde,  o uso do marketing para profissionais de saúde,  passa   ter papel fundamental nas ações do seu dia a dia de trabalho. Os profissionais de saúde precisam compreender o marketing sobre dois tipos básicos; externo e interno.
O marketing interno deve ser voltado para seus colaboradores, esses precisam estar satisfeitos para propiciar um excelente  atendimento. O marketing  externo  inclui todas as medidas que o profissional toma frente a seu público-alvo, destaca-se o uso correto e de forma integrada do mix de marketing, o conhecido 4Ps, produto, preço, praça e publicidade.
Os pacientes em geral, começam a perceber a qualidade do serviço na hora do atendimento, pelas recepcionistas ou secretárias. As características como cortesia, tangibilidade, rapidez de resposta ou de acesso, pontualidade, competência, compreensão do cliente, comunicação e confiabilidades são características intrínsecas que,  o cliente perceberá a qualidade no atendimento.
Procure responder duvidas o mais rápido possível, mantenha um canal aberto de contato. Fazendo uso desses pontos abordados, ela estará praticando um marketing que auxiliará na fidelidade de seus clientes.   

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