5 de nov. de 2015

Marketing para Entidades sem fins lucrativos



Antonio Carlos Giuliani

Compreender a definição do que é o  terceiro setor é importante para verificar como o marketing pode auxiliar esse setor em crescimento. O primeiro setor é composto pelo governo, enquanto o segundo setor é a iniciativa privada. O Terceiro Setor é formado por entidades sem fins lucrativos e não governamentais que têm por objetivo gerar serviços de interesse público.
Fazer parte do  Terceiro Setor é atuar como agente transformador social, que, com sua missão ímpar de prestar benefício coletivo, constrói uma nova consciência caracterizada pela urgência de reverter indicadores sociais. O fator motivador das pessoas  que  atuam nesse  setor é o benefício ao próximo ou a junção de pessoas que se unem em torno de um objetivo comum, que varia da  atividade filantrópica ao incentivo ao esporte, são os  valores que distanciam da lógica utilizada no Segundo Setor, que se busca por lucratividade, mesmo porque, a sobrevivência das ONGs (organizações não governamentais) independem dos  mecanismos de mercado ou da  existência de lucro.
As atividades de marketing no Terceiro Setor vêm se tornando cada vez mais profissionais. Esse fato é visível, como exemplo a SOS Mata Atlântica que conquistou visibilidade internacional a partir de atividades de marketing planejadas  e coordenadas.  Muitos compreendem o marketing para o terceiro setor como apenas as atividades de fundraising, ou seja, a captação de fundos, mas explicar  e demonstrar para o que serão utilizados.
Mesmo as  atividades técnicas de captação de  recursos ainda não são disseminadas pelas organizações do Terceiro Setor, elas buscam recurso na medida  em que necessitam deles, e de forma desordenada. A sistematização do marketing no Terceiro Setor, provavelmente  em função do seu próprio crescimento, pelos objetivos simples, aglutinando pessoas com boa vontade e  energia, porém pouco afeitas, no geral, à organização formal.
Uma instituição sem fins lucrativos não fornece bens ou serviços, nem controla. Seu produto não é um bem tangível, um sapato, vestido ou um refrigerador, mas um ser humano transformado. Essas instituições são agentes de mudança humana, por  exemplo, pode  ser um paciente curado, uma criança que aprende, um jovem que se  transforma em um adulto com respeito próprio.
No caso específico do marketing para o Terceiro Setor é  preciso comercializar até mesmo o serviço mais benéfico, ele não se  restringe a função vendas. Trata-se de fazer pesquisa de mercado, conhecer o seu mercado, segmentá-lo, ou seja, é necessário olhar seu serviço do ponto de vista do receptor ser empático.
Embora utilize muitas ações do composto de marketing do segundo setor ele é, na verdade, muito diferente, porque a instituição está vendendo uma coisa intangível. Um bom planejamento de marketing para organizações  sem fins lucrativos deve ter como fator principal a  eficiência para sua  utilização,  ou seja, ser eficiente é a melhor forma de fazer  algo com os  recursos disponíveis, e  eficácia é fazer o que deve  ser feito, isto é, cumprir o objetivo determinado.
A razão básica de uma organização que não visa o lucro interessar-se pelos princípios de marketing,  é que  eles permitem que a entidade se torne mais eficaz na obtenção de seus objetivos e no posicionamento da sua marca.  Qualquer enfoque sobre marketing para o Terceiro Setor será feito a partir da diferença em relação ao praticado pelo Segundo Setor.
Os valores desempenham papel principal e devem ser partilhados; o voluntariado é parte  principal do  escopo para as organizações sem fins lucrativos, gerir voluntários é diferente de gerir trabalhadores assalariados; os benefícios são para os outros, só se observam em longo prazo  e são intangíveis, gerando dificuldades em medir resultados; as mudanças de  atitudes são sempre necessárias e  gerir crises é a ordem do dia.
Há  alguns anos, a pronúncia da palavra “marketing” era sinônimo de problema junto aos responsáveis pelas entidades do Terceiro Setor. Organizações carentes de  recursos  financeiros, de colaboradores, equipamentos e outros, precisam ser conhecidas nacional e internacionalmente, e, que sua imagem seja forte para ser projetada de forma positiva junto à sociedade.

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