18 de fev. de 2016

Conquistando o Cliente pela emoção





Os compradores hoje querem explorar e pensar sobre como os produtos podem melhorar suas vidas. Estudo realizado pela Saatchi & Saatchi para entender os benefícios emocionais que motivam e influenciam o comportamento dos  compradores denominado de “momento zero”.
Esses benefícios incluem a satisfação de necessidades profundas de reinvenção, domínio, segurança e conexão. O comportamento do consumidor mudou muito  e o marketing teve de acompanhar esta transformação.
O fato de termos muita informação disponível e pouco tempo para  absorver tudo o que  está ao seu redor, modificou bastante as premissas do marketing, assim como o empoderamento do consumidor antes passivo, mas que agora busca informações sobre marcas e produtos na internet antes de compra-los.
Os consumidores pesquisam para ter ideias de suas necessidades e são motivados a se  conectar com outras pessoas, e  enriquecer os relacionamentos conforme aprendem. Quando os consumidores desejam um produto hoje, sua primeira reação é pesquisar na internet, embarca em descobertas sobre o produto ou serviço
Se deseja ir ao ponto de venda para adquirir um produto ou serviço, o primeiro momento da verdade sabemos, que ele conhece tudo sobre o produto muitas vezes, até mais do que o próprio vendedor. Eles procuram, exploram, comparam, dominam as informações para depois comprarem com confiança.
O que aprendem socializam com os outros. Esse momento denominado de momento zero da verdade, influencia quais marcas entram na lista de compras, onde os consumidores preferem comprar e com quem podem compartilhar os resultados.
Se   considerar um comprador que chega ao supermercado, e depois dos sete segundos que  ele encontra a prateleira cheia de  detergentes ou creme dental ou qualquer outra coisa, para decidir pela marca que comprará teremos dois momentos da  verdade. O primeiro momento ocorre na prateleira da loja, quando o consumidor decide comprar uma marca ou outra. O segundo ocorre em casa, quando  ele usa a marca e fica encantado ou não.
Agora, há o momento zero da  verdade, onde decidirá a opção de marca  a ser  adquirida pela internet. Os profissionais de marketing dedicam grande parte de  suas  ações e dinheiro aos primeiros dois momentos da  verdade.
A pergunta é, o que está fazendo para o comprador decidir-se no momento zero. O envolvimento com o cliente hoje, não é apenas despejar uma mensagem na cabeça dele e esperar que ele absorva. A pré-compra  se tornou uma parte enorme do comportamento do consumidor.
No passado isso era  relacionado somente a itens de grande porte, como casas, carros ou aparelhos eletrônicos caros. Agora as pessoas se  envolvem na descoberta antes de comprar mesmo em itens  banais. Por  exemplo, você deseja comprar  uma câmera digital, com seu  laptop acessa e procura por “analises de  câmeras  digitais”, obtém os  resultados, compara com outros dois sites. Posta  no Twitter, alguém tem  uma câmera boa  por menos de R$ 400, depois entra no YouTube e pesquisa demonstrações de câmeras digitais  e, antes de chegar até a loja, estará  pronto para tomar uma decisão.
Cabe a pergunta: o que sua empresa tem para ganhar nos passos  originais de  estimulo, prateleira e  experiência? E o que tem para ganhar no momento zero?  No momento zero provavelmente não muito.
Mude seu marketing para incluir ações para o momento zero, e  encontrará vantagem competitiva, porque atingirá milhões de compradores que  estão tomando decisões antes de  entrar na loja.
O que mudou é que o estimulo agora motiva os compradores a uma nova  escala para chegar ao ponto de venda. Quando o comprador da  câmera começou a procurar, as informações não foram “despejadas”, ele as buscou ativamente  e filtrou as que julgou importante para decidir–se pela compra.
Estamos  entrando em uma era de reciprocidade, para atender as necessidades do consumidor,  teremos que trocar valor em contra partida de enviar apenas uma mensagem . Pegue seu laptop ou smartphone agora, e entre no seu mecanismo de busca favorito, digite o nome  do produto que é o carro chefe de sua empresa ou de qualquer produto que deseja.
Provavelmente verá o site oficial da marca desse produto entre os principais resultados da pesquisa. Agora  digite o nome  do produto e acrescente a palavra análises. Em seguida faça nova pesquisa e tente colocar a  palavra “melhor” com a categoria do seu produto.
Posso lhe assegurar que, como resultados vê  sites de opiniões e classificações, lojas on-line, cupons, imagens, vídeos demonstrativos e sites da concorrência. Essas são as informações que seus compradores usam agora para tomar suas decisões.
Para finalizar. Você está satisfeito com o que vê? Com base no que vê alguém comprará seu produto? Conseguirão encontrar seu produto?

Essa é a nova prateleira digital, os consumidores chegam a ela 24 horas por dia, prontos para interagir, uma grande oportunidade. Sua empresa está preparada para ela?

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