15 de fev. de 2016

Planejamento para as Pequenas e Médias Empresas


Segundo o economista Ricardo Amorim chegamos ao vale da  crise econômica, “o começo de 2016 pode ser pior ainda do que já se pensa, por conta do agravamento da crise política, mas é a hora do vai ou racha”. Com um horizonte de baixo crescimento, juros altos e aumento de inflação, a sobrevivência requer esforços maiores. São incorporadas à economia a cada ano, 500 mil novas empresas segundo SEBRAE, sendo 99% de pequeno porte, juntas respondem  por 27%  do Produto Interno Bruto (PIB), 52% dos empregos formais e  40% da massa salarial.

São constituídos os pequenos negócios empresariais as micro e pequenas  empresas (MPEs) e pelos micro empreendedores individuais (MEIs) perfazendo total de 6,4 milhões de  estabelecimentos. Segundo o  Portal do Empreendedor (2013), no Brasil existem 3,7 milhões de MEIs.
Em um momento de crise como o Brasil atravessa como ficam as pequenas e médias empresas? O que devem fazer para se manterem, ou destacar, diante da crise? Resposta, simples planejamento, se já era regra antes, agora deve tornar-se ainda mais. 
È importante nesse momento, pois, é necessário tomar  medidas como diminuir estoque, conter gastos, estudar o mercado no qual está inserida. Muitas oportunidades podem estar disponíveis mais perto do que se imagina, portanto, conhecer o mercado em que atua inclusive contatando consumidores para identificar necessidades.
Pode estar aí uma grande oportunidade do  negócio. O planejamento é peça fundamental para o crescimento e sobrevivências, os  gestores precisam também olhar para outros ramos de atividades com atenção, identificando expansão do negócio ou mesmo mudar de ramo de negócio. Por exemplo, com queda acentuada no numero de vendas das empresas, a manutenção da carteira de clientes é fundamental e, para isso , a possibilidade de dar crédito para as vendas ganha força.
Negociar com seus fornecedores prazos para financiar seus clientes é uma forma de ganhar mercado. Com o recrudescimento do crédito no Brasil, o aumento dos preços, consumidores endividados comprar a vista fica complicado.
Outro ponto fundamental, procure profissionais, instituições ou associações que possam auxiliar. Uma gestão profissional é determinante para que a  empresa se mantenha saudável. Consulte  ou contrate  um profissional, ele poderá fazer o plano de negócio, o planejamento orçamentário, auxiliar  na tomada de  decisão.
Mesmo em crise é importante policiar o ambiente de atuação procurando identificar oportunidades, pois, é um momento que aparecem muitas lacunas. Uma grande  empresa para  enxugar suas despesas, resolve trocar o plano de saúde de  seus funcionários por outro mais barato, contratando algum plano de  saúde diferente.
A pequena empresa tem flexibilidade e uma agilidade muito maior para se readequar a momentos de mercado. Trocar o fornecedor, uma operação, mudar o perfil de dois ou três colaboradores que tocam o negócio, é muito mais fácil e rápido para as empresas menores.
Ao elaborar seu planejamento busque informações no mercado antes de abrir ou expandir  um negócio. Procure  conhecer sua concorrência, saiba o máximo possível sobre o assunto. Conheça em detalhes o negócio, desde capital de giro necessário, como precificar seus produtos ou serviços.

Seja empreendedor, estabeleça metas e as persiga, mantenha-se  atualizado sobre as inovações no setor em que atua, identifique onde está perdendo dinheiro, aponte as suas fragilidades, reveja o quadro de mão de obra, defina onde sua empresa deseja estar nos próximos cinco anos.   

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