29 de mar. de 2016
Omniera: repensar estratégias para o varejo
Estamos em uma estrada na qual é possível caminhar apenas para frente, não se encontra atalhos nesse trajeto chamado tecnologia. Em evolução todos os dias pessoas, empresas, instituições e mercados mudam, saber e aceitar que o processo de escolha do consumidor se alterou pode significar o viver ou o morrer de uma empresa, marca ou serviço. Por conta dos impactos gerados pela crescente incorporação de tecnologia em absolutamente tudo que fazemos , pensamos, decidimos o mundo dos negócios vive é viverá momentos diferentes do passado próximo ou remoto. Em um passado próximo, as decisões de escolhas referente aos canais de vendas de produtos e serviços foram tratadas sob o conceito de multi canal envolvendo a escolha dentre as diversas alternativas de canais de vendas e relacionamento.. Nos negócios guiados pelo conceito multicanal o momento de compra é baseado na decisão de conveniência ou experiência anterior. Na evolução desse processo a integração entre a oferta de canais de vendas físicos e virtuais, as novas formas de realizar promoções e relacionamento, conjugado com o novo comportamento do consumidor, gerou o conceito de “ommichannel”. Para permitir a satisfação de consumidores com melhores desempenhos e resultados as empresas vivem uma nova era sob a égide dos conceitos de Omminicanais, denominada de Omniera. Período atual denominado de era pós-canal, no qual as variáveis do mercado que interferem nas relações de consumo e na cadeia de valor modificará para produtos e serviços, onde a integração de canais é fundamental para o sucesso. Na Omniera, tudo o que acontece no varejo tradicional e digital se mescla, compõe e toma outra proporção, impactado pelos recursos tecnológicos existentes. O avanço da estratégia Omni abre uma gama de oportunidades para as relações de consumo. Trata-se de um novo ciclo estrutural no desenvolvimento dos negócios em esfera global, balizado pela necessidade da sistematização e uso do conhecimento nas relações de consumo. A tecnologia terá papel fundamental nos investimentos do setor varejista por ser a força motriz da Omniera, impactando em uma presença maior dos fornecedores de marcas diretamente no varejo com canais exclusivos. Neste novo cenário os papeis se invertem, se complementam e se confundem, mais varejistas ampliam o desenvolvimento e participação de produtos e marcas próprias , atuando em outros canais, formatos e negócios e os fornecedores estimulados pela alternativa digital, expandem sua conexão direta com os consumidores finais. Os recursos tecnológicos associados para compreender a experiência de compra do consumidor podem ser usados para precipitar interatividade, facilidade, conveniência e alguma surpresa ou emoção. Os consumidores com mais recursos para comparar e comprar onde os preços são mais baixos, impõe novo cenário de constante pressão sobre a rentabilidade das empesas. A fusão de produtos e serviços o repensar da loja física como ponto de contato, relacionamento, experiência e não como local exclusivo para realizar a venda, são fundamentais para repensar as estratégias de varejo na Omniera .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário