29 de mar. de 2016

Omniera: repensar estratégias para o varejo

Estamos em uma estrada na qual é possível caminhar apenas para frente, não se encontra atalhos nesse trajeto chamado tecnologia. Em  evolução todos os dias pessoas, empresas, instituições e mercados mudam, saber e  aceitar que o processo de  escolha do consumidor se  alterou pode significar o viver ou o morrer de uma empresa, marca ou serviço. Por conta dos impactos gerados pela crescente incorporação de tecnologia em absolutamente tudo que fazemos , pensamos, decidimos o mundo dos negócios vive é viverá momentos diferentes do passado próximo ou remoto. Em um passado próximo, as decisões de  escolhas referente aos canais de vendas de produtos e serviços foram tratadas sob o conceito de  multi canal envolvendo a  escolha dentre as diversas alternativas de canais de vendas e relacionamento.. Nos negócios guiados pelo conceito multicanal o momento de compra é baseado na decisão de conveniência ou experiência anterior. Na evolução desse processo a integração entre a oferta de canais de vendas físicos e virtuais, as novas formas de realizar promoções e relacionamento, conjugado com o novo comportamento do consumidor, gerou o conceito de “ommichannel”. Para permitir a satisfação de consumidores com melhores desempenhos e resultados as empresas vivem uma nova era sob  a égide dos conceitos de Omminicanais,  denominada de Omniera. Período atual denominado de era pós-canal, no qual as variáveis do mercado que interferem nas relações de consumo e na cadeia de valor  modificará para produtos e  serviços, onde a integração de canais é fundamental para o sucesso. Na Omniera, tudo o que acontece no varejo tradicional e digital se mescla, compõe e toma outra proporção, impactado pelos recursos tecnológicos existentes. O avanço da estratégia Omni abre uma gama de oportunidades para as relações de consumo. Trata-se de um novo ciclo estrutural no desenvolvimento dos negócios em esfera global, balizado pela necessidade da sistematização e uso do conhecimento nas  relações de consumo. A tecnologia terá papel fundamental nos investimentos do setor varejista por ser a força motriz da Omniera, impactando em uma presença maior dos fornecedores de marcas diretamente no varejo com canais exclusivos. Neste novo cenário os papeis se invertem, se complementam e  se confundem, mais varejistas ampliam o desenvolvimento e participação de produtos e marcas próprias , atuando em outros canais, formatos e  negócios e os fornecedores estimulados pela alternativa digital, expandem sua conexão direta  com os consumidores finais. Os recursos tecnológicos associados para compreender a experiência de compra do consumidor podem ser usados para  precipitar interatividade, facilidade, conveniência e alguma surpresa ou emoção. Os consumidores com mais recursos para comparar e comprar onde os preços são mais baixos, impõe novo cenário de constante pressão sobre a rentabilidade das empesas. A fusão de produtos e  serviços o repensar da loja física como ponto de contato, relacionamento, experiência e não como local exclusivo para realizar a venda, são fundamentais para repensar as  estratégias de varejo na Omniera .

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