22 de fev. de 2012

Marcas investem em produtos e ativação para ganhar foliões no Carnaval

P&G, Brahma, Skol, Ipanema e Kibon direcionam o foco estratégico para os principais centros de comemoração do Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Minas Gerais


Por Cláudio MartinsMundo do Marketing
Apesar da maioria dos consumidores dizer que vai descansar neste Carnaval, segundo pesquisa do Ibope, as marcas esquentam os tamborins e as ações de Marketing para o período de festas. Em todo o Brasil, as empresas aproveitam as comemorações em cidades como Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo para estreitar o relacionamento com os consumidores durante os dias de folia. A Marquês de Sapucaí, além de receber os desfiles das escolas de samba é também um importante palco para ativação de marcas.
A Borjouis estará presente no camarote Rio Samba e Carnaval e oferecerá aos convidados sua linha de maquiagem no Beauty Center, onde os visitantes poderão se preparar para o desfile e criar um visual carnavalesco. Já a Cepacol leva o personagem Bond Boca para o Camarote Veja Sapucaí, onde dará dicas de higiene bucal e orientações para manter o sorriso saudável. Os consumidores também poderão experimentar o Cepacol Plus Whitenning, lançamento mais recente da marca.
Ainda com foco na Sapucaí, a Brahma comemora o número de 90 mil inscrições para a promoção que levará cinco consumidores ao já tradicional camarote da cerveja no sambódromo carioca. A marca também premiou 750 pessoas, entre 17 mil participantes, que poderão assistir aos desfiles da Arquibancada Vermelha. Com as ações, a fan page da Brahma passou de 80 mil para 500 mil fãs em apenas 15 dias.

Smirnoff oferece produtos a preços promocionais

Também no Rio de Janeiro, a Smirnoff promove o Circuito Ice em bares próximos aos blocos de Carnaval de Ipanema, Leblon e Lapa. A marca venderá Smirnoff Ice e Caipivodca Smirnoff a preços promocionais e fará uma blitz de promotores que divulgarão o conceito "No agito dos blocos, deixe seu carnaval mais Ice!".
Informações sobre os bares participantes podem ser encontradas na página da marca no Facebook. O sambódromo carioca é ainda palco para ativação da Kibon, que distribuirá mais de 18 mil unidades de picolés Yogo, Magnum, Furttare, Cornetto e Clássicos para os foliões. A ação também será realizada em Salvador, no circuito Barra-Ondina, para promover a linha Fruttare.

A prestação de serviços é uma das formas para as marcas se relacionarem com os consumidores durante os festejos de Momo. A Revlon, por exemplo, fechou uma paceria com o Grupo Schincariol e o Ingresso Fácil para oferecer uma equipe de maquiadores às participantes dos camarotes do site e das marcas Nova Schin, em São Paulo, e Cintra, no Rio de Janeiro. Além da maquiagem, haverá um espaço para pintar as unhas com os esmaltes da linha Top Speed.

Para orientar os foliões e visitantes da capital carioca, a Prefeitura do Rio de Janeiro, em conjunto com o Grupo Mobi, criou o aplicativo "Rio Guia Oficial", que oferece informações sobre hospedagem, roteiros turístico e itinerário dos ônibus. A ferramenta está disponível também em inglês e espanhol para atender a demanda dos turistas estrangeiros no Rio de Janeiro.

Cidades do Nordeste e Minas Gerais entram no roteiro de ações

Pela primeira vez a Pantene recebe um investimento para promover o lançamento Pro-V no Carnaval de São Paulo e patrocina a escola de samba Rosas de Ouro. No camarote dedicado à cidade, a marca apresentará o espaço VIP Pantene, onde haverá uma ativação guardada em segredo até o momento em que a agremiação entrar na avenida, homenageando o empresário Roberto Justus. As ações de Marketing foram extendidas para a quadra da escola, onde a marca contará com uma área reservada. No Guarujá, a cerveja Miller patrocina o Carnaval Eletrônico, disponibilizando bares temáticos dentro do Complexo Sofittel Jequitimar.

Outra cidade que se destaca pelos investimentos das marcas durante o Carnaval é Salvador. Pelo terceiro ano consecutivo, a Ipanema presenterá os foliões do Camarote Expresso 2222 com pares de sandálias customizados. Em 2012 também é celebrado o centenário de nascimento do músico Luiz Gonzaga, que será homenagado pela Lacta, no Camarote Recife Antigo. Na capital de Pernambuco e em Olinda, a cerveja Proibida planeja se aproximar dos consumidores apoiando blocos de rua e agremiações das cidades. A Trident realiza ação semelhante ao reforçar a plataforma "Vamos Rir Mais" junto aos blocos da Banda Chiclete com Banana, em Salvador.

Pensando nos consmudores soteropolitanos, a Nova Schin lança este ano sua lata de 269 ml, com o objetivo de evitar o desperdício e impedir que a cerveja esquente antes de ser totalmentente consumida. O lançamento está disponível nos principais pontos de venda da Bahia. Para quem quiser acompanhar o Carnaval em Salvador, o Google iniciou ontem, dia 16, a transmissão online dos festejos, via Youtube, Orkut e Google+.

As cidades de Minas Gerais não ficam de fora das estratégias das marcas. A Skol, com a plataforma itinerante "Operação Skol Folia", levará o seu camarote para municípios como Diamantina, Ouro Preto e Abaeté e oferecerá churrasco para os foliões, reforçando a iniciativa "República Redonda Skol", durante os cinco dias de comemoração. Como forma de comemorar a data, a cerveja criou ainda uma lata exclusiva para o Carnaval de 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário