7 de mar. de 2012

Marketing multicanal

Escrito por  Ticiana Werneck 


Pesquisa revela que campanhas de marketing expostas simultaneamente em diversos canais têm maior alcance. Um exemplo disso é que 66% dos americanos usam seu laptop ou desktop, enquanto 49% usam seu celular com acesso à web. Por outro lado, se a atenção está fragmentada, é mais difícil ser lembrado. Portanto, uma das razões lógicas é alcançar o melhor resultado, combinando os canais dentro de uma proposta multicanal.

Quando o assunto é multicanal, leva a melhor a campanha de marketing que aproveita ao máximo os hábitos de consumo de mídia dos consumidores. É o que revela um estudo divulgado pelo eMarketer.


De acordo com o site, as mudanças ocorridas com a proliferação de mídias obrigou as marcas a reavaliar suas campanhas de marketing nos diversos canais. O objetivo, lógico, é alcançar um melhor resultado, combinando canais numa proposta multicanal. Entra na conta também os múltiplos artefatos tecnológicos usados para acessar estes canais como tablets e smartphones. TV, mídia impressa e radio, segundo o eMarketer, não são mais os únicos usados para “exposição de massa”.


“A proliferação de aparelhos digitais e canais dão aos profissionais de marketing outras maneiras de chegar até a audiência pretendida”, explica Lauren Fisher, analista do eMarketer. “Essa tática multicanal de publicidade tem se tornado cada vez mais comum, por isso a atenção do consumidor está mais seletiva. Não basta chegar até ele, é preciso ter uma mensagem pertinente e que ela ressoe pelo público”, diz.


Uma pesquisa americana de 2011 feita pelo Yahoo! revelou que, diariamente, enquanto assiste TV, 66% dos americanos usam seu laptop ou desktop; e 49% usam seu celular com acesso à web.


Se a atenção está fragmentada, é mais difícil ser lembrado. Foi isso que uma pesquisa da Nielsen atestou: metade dos americanos lembravam de um comercial de carro exibido durante um intervalo de TV. Mas quando o mesmo anúncio foi exibido em telas múltilplas (TV, computador, celular e tablet), esse percentual pulou para 74%, com um índice de recall de 48%.


“Construir uma campanha multicanal de sucesso requer uma escolha inteligente de canais que permita à marca alcançar e engajar consumidores”, ressalta Lauren. “Sabemos que combinar canais digitais à mídia de massa resulta em uma maior penetração”.

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