5 de mar. de 2015

Compras por Impulso

Antonio Carlos Giuliani

O fenômeno da compra impulsiva virou objeto de estudo de muitos profissionais de marketing, por se tornar uma situação bastante comum que, na maioria dos casos, ocorre de forma inconsciente. A compra impulsiva ocorre quando o consumidor experimenta uma necessidade repentina, persistente e muitas vezes poderosa de comprar algo imediatamente.
Pesquisa realizada pela empresa de tecnologia SPC Brasil (2014), comprovou que mais da metade dos brasileiros compra por impulso. As promoções e os descontos foram eleitos como os principais atrativos, porém a presença dos fatores emocionais na decisão do cliente está em constante crescimento.
As propagandas com apelo emocional ou que provoquem algum dos cinco sentidos são algumas das ações utilizadas pelas empresas para atrair clientes. Para Blessa (2001) os sentidos da percepção humana são compostos em: visão 83%; audição 11%6; olfato 3,5%; tato 1,5%; paladar 1%, outro dado importante é que o consumidor leva em média 15 segundos para verificar o produto que lhe interessa, portanto, o ideal é que se envolva o consumidor no ponto de venda ou mesmo pela venda on-line de sua empresa.
Embora não permita que um consumidor experimente o produto através de sensações, o e-commerce atual possibilita que seja realizado um paralelo com o ambiente da loja física. Durante a navegação na web, as pessoas são expostas a banners interativos com cores chamativas e que prometem ofertas vantajosas ao bolso. Levar o consumidor a agir por impulso requer técnicas apuradas de trade marketing e shopper marketing.
Os casos de sucesso geralmente são consolidados por profissionais de marketing, que estudaram o comportamento humano profundamente e aplicaram técnicas que atraem e motivam a compra. Para que uma loja, seja ela física ou virtual, provoque a compra por impulso, é preciso conhecer de forma profunda o comportamento do consumidor e criar atrativos que atinjam seus interesses.
É importante incluir aspectos que justifiquem racionalmente aquela compra, por exemplo, as propagandas voltadas às donas de casa, vêm acompanhadas de valores como amor materno e cuidados com a família. Isto ocorre porque a comunicação utilizada pela empresa almeja a identificação total do consumidor com o produto.
Seu objetivo é fazer com que o produto seja uma extensão da personalidade, a propaganda prepara a mente do consumidor para desenvolver o desejo pelo produto que está sendo anunciado, porém, para que a compra se efetive, não basta despertar o interesse, é preciso que este produto seja facilmente localizado em seus pontos de venda físicos ou virtuais, através de técnicas de merchandising.
O merchandising torna-se estratégia fundamental para o efeito impulsivo de compra nos consumidores, uma vez que sua missão é preparar a exibição dos produtos na loja física, investindo em técnicas para disponibilizá-los nas prateleiras, vitrines e também nos materiais de divulgação o que também ocorre, de forma semelhante, no e-commerce.  Em outras palavras, o merchandising estuda como a localização de uma série de fatores influencia na compra, portanto, ele está localizado nos pontos de venda, sejam eles físicos ou virtuais.
O marketing tradicional, defensor da teoria de que uma compra é efetuada com base na relação entre custo e utilidade, não possui ferramentas que possam explicar como se dá uma compra por impulso. Pensando em uma forma de complementá-lo, desenvolveu-se um estudo conhecido como neuromarketing, que estuda a ciência do comportamento do consumidor e a relação entre a razão e emoção, que podem resultar na compra compulsiva.
O método é realizado através da análise de uma série de variáveis, como emoção, atenção e memória, com o objetivo de entender os desejos e as motivações que guiam os impulsos das pessoas. As lojas devem investir em estruturas físicas, layout, diversidade de modelos e cores, técnicas de ambientação e apelo emocional, vendendo uma série de sensações, como prazer e aumento da autoestima, que podem levar a fortes impulsos e, finalmente, às compras: tudo que seja capaz de transformar o usuário em cliente.
Caso deseje incentivar a compra por impulso, é importante atentar para as seguintes recomendações: investir em técnicas de exposição e promoção de produtos na loja; escolher produtos que possuem destaque especial como ser colocado numa ponta de gôndola ou até mesmo trabalhar com iluminação adequada para destacar o produto; afeto e relacionamento com o cliente também são responsáveis pela influência na realização de uma compra por impulso. Não esquecer que a compra por impulso precisa ir além de satisfazer uma necessidade, ela acontece quando o desejo sobrepõe o autocontrole. (Publicado no Jornal de Piracicaba em 06/03/2015 - caderno Economia)

Um comentário:

  1. Aqui estão os investidores contato Email detalhes,_ lfdsloans@lemeridianfds.com Ou Whatsapp +1 989-394-3740 que me ajudou com o empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar o meu negócio e eu sou muito grato,Foi realmente difícil para mim aqui tentando fazer um caminho como uma mãe solteira coisas não tem sido fácil comigo, mas com a ajuda de Le_Meridian colocar sorriso no meu rosto como eu vejo meu negócio crescer mais forte e expansão também.Eu sei que você pode surpreender por que eu colocar coisas como esta aqui, mas eu realmente tenho que expressar minha gratidão para que qualquer um que procura por ajuda financeira ou passar por dificuldades com o negócio lá ou quer iniciar o projeto de negócio pode ver isso e ter esperança de sair do sofrimento..Obrigado.

    ResponderExcluir