18 de mar. de 2015

Estratégias de Marketing e a Mulher Consumidora







Entender as reações do consumidor e do mercado alvo é a tarefa essencial do bom administrador de marketing e deve ser objeto de análise, porque só assim poderá desenvolver estratégias de marketing dirigidas a ele. Conhecer o consumidor é a chave do sucesso. Sabe-se que os desejos dos consumidores são ilimitados e sua realização depende de fatores limitados, como sua renda. Se desejar obter sucesso em seu negócio, deverá se dispor a verificar como é que a mulher consumidora exerce poder de  decisão de compra e que sua opinião é o instrumento mais poderoso para aperfeiçoar seu produto. O poder de decisão do universo feminino tem conquistado cada vez mais produtos, por isso tornou-se um campo interessante e lucrativo de ser explorado pelos profissionais de marketing. Uma dezena de tendências continuará mudando completamente o comportamento do crescente número de mulheres como consumidoras nos próximos anos, e as empresas devem preparar-se com seus planos mercadológicos para atendê-la. Para conquistar esse  segmento a indústria cervejeira, os players têm lançado mão de  algumas  estratégias como as  cervejas light, de  baixo teor alcóolico e as com sabor frutado. A preferencia segundo estudos do grupo cervejeiro Petrópolis aponta que as  cervejas de baixa caloria são produtos muito  bem  aceitos pelas mulheres, uma vez que calorias são um problema para  27% delas, que  evitam tomar  cerveja para não ganhar peso. Verifica-se que as propagandas de  cervejas já estão procurando vencer  essa  resistência tendo como fio condutor o humor e cenas do cotidiano compreendidas pelos dois gêneros. As marcas  internacionais que investem em uma imagem cosmopolita  atingem as mulheres jovens e pertencentes à classe  alta, se interessam mais pelas cervejas premium, que se apropriam de valores  atrativos. Estudo realizado  pela Mintel 2013, apontou que 60% das mulheres  entrevistadas que se  encaixam neste perfil acreditam valer a pena pagar mais por uma cerveja de qualidade superior. Várias marcas já estão utilizando-se das mídias  sociais , algo que chama  atenção de jovens consumidores e, especialmente, mulheres na faixa etária dos 18 a 24 anos. As marcas mais sofisticadas estão destacando na comunicação relação homem- mulher de forma diferenciada. A mulher é chique, bonita, interessante fugindo do estereótipo da “gostosona” explorado por várias marcas. A abordagem para conquistá-la deve ser  uma relação muito mais respeitosa, uma  vez  que as imagens de mulheres estilosas  bebendo cerveja, sofisticadas e, acima de tudo, independentes, encorajariam mulheres  a escolher  a cerveja como algo que querem beber. As mulheres trabalhadoras entre os 24 e os 54 anos têm, portanto, surgido como uma potente força nas transações do mercado, o que refletirá na forma como as empresas concebem, posicionam, publicitam e vendem os seus produtos.
Esta mudança reflete o fato se pensar que as máximas de marketing desenvolvidas e apresentadas pelos fundadores das comunicações comerciais, eram "verdade" para todos os adultos, hoje passam a ser "verdade" para os homens, porque as mulheres têm um conjunto de prioridades, preferências e atitudes muito diferentes destes. Por outro lado, as mulheres fazem compras de forma muito diferente que os homens. Eles demoram menos tempo para decidir e compram quantidades maiores; por sua vez, elas procuram e analisam mais antes de tomar a decisão, mas, quando se sentem confortáveis com uma  marca ou produto, compram e tornam-se fiéis. A mulher mudou o mundo dos produtos-serviços  e do marketing, as empresas que não se adaptarem,  perderão grande fatia de mercado, a delas e dos influenciados por elas. A consumidora mulher não  aceita  a empresa que não quer ouvi-la. Migra para outra. E fidelidade hoje, só para quem atende muito bem o oferece a melhor relação custo-benefício. Está na hora de levar  a sério esse grande mercado feminino, para  conseguir posicionamento de seu produto e  marca.

Antonio Carlos Giuliani - professor e coordenador dos cursos de pós-graduação Mestrado, Doutorado em administração e MBA em Marketing da UNIMEP. www.giulianimarketing.pro.br


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