2 de jul. de 2015

Desafios do Marketing


Antonio Carlos Giuliani

A crise macroeconômica do País e o clima de instabilidade política restringem o campo de atuação do profissional de marketing, quem carrega  em seus ombros o peso de ser o guardião do posicionamento da  empresa no mercado. A gestão do  novo marketing exige dos profissionais compreender como  dialogar com ciclos de vida mais curtos de produtos e empresas, ter clareza de que seu papel concentra-se,  na elaboração do plano de  crescimento futuro da  empresa, passar  do marketing tradicional para o digital; adotar o marketing 3.0 e a  responsabilidade socioambiental empresarial.
O poder  está passando para os compradores, 58% dos consumidores hoje, pesquisa produtos online antes de comprar, 79% dos consumidores  afirmam usar um smartphone para  ajudar nas compras, atenção para uso do mobile marketing, os compradores do mercado B2B business to business já não querem nem mais ver  vendedores pela frente.
O mercado hoje exige  um processo de  gestão de marketing pautado em planejar investimentos de marketing, criação de modelos de  demanda, gerenciar os recursos de marketing, executar a gestão de  campanhas, de leads, de  eventos, da fidelidade, de mídias e mensurar o retorno sobre os investimentos em marketing. A marca precisa  tocar o  sentimento das pessoas: como causar boa impressão, sua marca está disponível  nos canais tradicionais e digitais, ressalte  o motivo que faz de  seu produto melhor que os da concorrência.
Cada  vez mais sua  empresa, marca será avaliada pela responsabilidade  socioambiental empresarial, certifique-se do cumprimento da legislação ambiental, da produção de produtos melhores, com menos impacto no meio ambiente, focar todas as  fases do desenvolvimento de produtos, desde a pesquisa e desenvolvimento até marketing e  vendas. Toda empresa deve estabelecer uma relação com a sociedade pautada no que é bom para  a sociedade é bom para  as  empresas, ou seja, deve  descobrir como melhorar não só sua produção, mas também seus resultados.
As estratégias tradicionais de marketing proporcionam retorno cada vez menores, buscar a inovação torna-se vital para o sucesso com mais concorrentes, surgem dificuldades  para  capturar um volume elevado do mercado. A inovação não é natural numa empresa, é mais natural continuar fazendo a mesma coisa ou tentar aumentar a eficiência em vez de buscar coisas novas para fazer.
Muitas inovações falham, mas companhias que não inovam morrem. Não crie vendas, procure estabelecer relações com seus consumidores, é preciso mudar do marketing de  transação para o de  relacionamento, as empresas precisam focar  em  fazer mais pelo consumidor. Repensar a distribuição de verbas nas mídias, aumente sua presença online para futuro próximo as  verbas de mídias ficarão divididas entre  50% para mídias digitais e 50% nas chamadas velhas mídias.
As lojas terão de repensar sua razão de  ser, o  varejo se  transforma rapidamente  se possui uma loja física, é preciso alinhar sua logística com compras  online,  é afirmativo que as lojas  físicas não desaparecerão, mas, precisam ser reinventadas para  se  tornarem   atrativas, para justificar o tempo e a preferência de comprar em uma loja física em detrimento da comodidade em comprar online.
Devemos repensar o verdadeiro conceito de marketing, das novas tarefas e desafios de um diretor de marketing e do papel de focar no marketing holístico, interno, integrado e socialmente responsável, não podendo ser apenas um departamento cujos recursos são utilizados por Vendas e por  outros departamentos conforme  necessários e de forma desordenada.

Vale repensar o marketing sob a ótica se, daqui a cinco anos, você  estiver no mesmo ramo em que  está hoje, seu negócio não existirá mais”

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