Antonio
Carlos Giuliani
A crise macroeconômica do País e o clima de
instabilidade política restringem o campo de atuação do profissional de
marketing, quem carrega em seus ombros o
peso de ser o guardião do posicionamento da
empresa no mercado. A gestão do
novo marketing exige dos profissionais compreender como dialogar com ciclos de vida mais curtos de
produtos e empresas, ter clareza de que seu papel concentra-se, na elaboração do plano de crescimento futuro da empresa, passar do marketing tradicional para o digital;
adotar o marketing 3.0 e a
responsabilidade socioambiental empresarial.
O poder está passando
para os compradores, 58% dos consumidores hoje, pesquisa produtos online antes
de comprar, 79% dos consumidores afirmam
usar um smartphone para ajudar nas
compras, atenção para uso do mobile marketing, os compradores do mercado B2B
business to business já não querem nem mais ver
vendedores pela frente.
O mercado hoje exige
um processo de gestão de
marketing pautado em planejar investimentos de marketing, criação de modelos
de demanda, gerenciar os recursos de
marketing, executar a gestão de
campanhas, de leads, de eventos,
da fidelidade, de mídias e mensurar o retorno sobre os investimentos em
marketing. A marca precisa tocar o sentimento das pessoas: como causar boa
impressão, sua marca está disponível nos
canais tradicionais e digitais, ressalte
o motivo que faz de seu produto
melhor que os da concorrência.
Cada vez mais
sua empresa, marca será avaliada pela
responsabilidade socioambiental
empresarial, certifique-se do cumprimento da legislação ambiental, da produção
de produtos melhores, com menos impacto no meio ambiente, focar todas as fases do desenvolvimento de produtos, desde a
pesquisa e desenvolvimento até marketing e
vendas. Toda empresa deve estabelecer uma relação com a sociedade
pautada no que é bom para a sociedade é
bom para as empresas, ou seja, deve descobrir como melhorar não só sua produção,
mas também seus resultados.
As estratégias tradicionais de marketing proporcionam
retorno cada vez menores, buscar a inovação torna-se vital para o sucesso com
mais concorrentes, surgem dificuldades
para capturar um volume elevado
do mercado. A inovação não é natural numa empresa, é mais natural continuar
fazendo a mesma coisa ou tentar aumentar a eficiência em vez de buscar coisas
novas para fazer.
Muitas inovações falham, mas companhias que não inovam
morrem. Não crie vendas, procure estabelecer relações com seus consumidores, é
preciso mudar do marketing de transação
para o de relacionamento, as empresas
precisam focar em fazer mais pelo consumidor. Repensar a
distribuição de verbas nas mídias, aumente sua presença online para futuro
próximo as verbas de mídias ficarão
divididas entre 50% para mídias digitais
e 50% nas chamadas velhas mídias.
As lojas terão de repensar sua razão de ser, o
varejo se transforma
rapidamente se possui uma loja física, é
preciso alinhar sua logística com compras
online, é afirmativo que as
lojas físicas não desaparecerão, mas,
precisam ser reinventadas para se tornarem
atrativas, para justificar o tempo e a preferência de comprar em uma
loja física em detrimento da comodidade em comprar online.
Devemos repensar o verdadeiro conceito de marketing, das
novas tarefas e desafios de um diretor de marketing e do papel de focar no
marketing holístico, interno, integrado e socialmente responsável, não podendo
ser apenas um departamento cujos recursos são utilizados por Vendas e por outros departamentos conforme necessários e de forma desordenada.
Vale repensar o marketing sob a ótica se, daqui a cinco anos,
você estiver no mesmo ramo em que está hoje, seu negócio não existirá mais”
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